Como cuidar de panela esmaltada?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Esfregue suavemente a superfície com uma escova macia ou esponja de limpeza. Não utilize produtos abrasivos como palha de aço, pois pode danificar ou riscar a superfície de cozimento esmaltado ou antiaderente. Lave a panela e repita a imersão e lavagem quando necessário.

Não transfere resíduos tóxicos
Essa é uma opção tão saudável e segura que é até indicada por médicos para o preparo das papinhas dos bebês. Em comparação com outras panelas, a esmaltada e a de vidro são as únicas que de fato não liberam resíduos e garante que sua comida não seja contaminada durante o cozimento.

Cozinhar frituras não é indicado se você deseja utilizar uma panela esmaltada, já que com o aquecimento acelerado, ocorre a troca de substâncias prejudiciais.

As panelas esmaltadas ou de ágata, são revestidas interna e externamente com uma dupla camada de esmalte de alta retenção de calor e durabilidade. Por não soltarem resíduos durante o aquecimento ou no atrito de mexer com uma espátula, são indicadas na preparação de cosméticos artesanais.

Confira o passo a passo de como tirar queimado do fundo da panela

  1. Coloque água na panela até cobrir totalmente a mancha;
  2. Acrescente duas colheres de sal de cozinha;
  3. Deixe ferver por alguns minutos;
  4. Com a esponja, esfregue todo o fundo da panela até retirar por completo o queimado;
  5. Lave a panela normalmente;

Mas, no caso da panela esmaltada, isso não acontece. Mesmo assim, com o passar do tempo, é natural que o esmalte fique desgastado. Mas já adiantamos que a matéria-prima do revestimento não é prejudicial à saúde.

A panela ideal para cada preparo
Caldos e sopas: escolha panelas de vidro, cerâmica ou barro, pois conservam mais o calor. Atenção às panelas de vidro que podem queimar os alimentos mais facilmente. Carnes e cozidos: panelas esmaltadas dão um bom resultado além de não liberar toxinas mesmo em cozimentos mais longos.

Como fazer a cura em diferentes tipos de panela?

  1. Lave a panela com uma esponja macia e detergente líquido.
  2. Seque bem com um pano de prato.
  3. Coloque um pouco de óleo na parte interna.
  4. Leva ao fogo baixo e aguarde 2 minutos.
  5. Desligue o fogo e espere a panela esfriar.
  6. Lave novamente e passe um pano para secar.

Panelas de cerâmica
A panela de cerâmica feita de materiais naturais inorgânicos e minerais da crosta terrestre é uma boa opção. É extremamente seguro porque não é reativa ou tóxica.

Muito versáteis, as panelas esmaltadas podem ser utilizadas em fogões a gás, elétrico, vitrocerâmico e a lenha, mas não são indicadas para fogões de indução.

Panelas de vidro:
É a mais indicada como sendo segura para a nossa saúde, pois não libera resíduos nos alimentos.

As panelas com revestimento cerâmico são uma opção de panela que cozinha sem óleo.

Cerâmica é boa para preparar sopas
Também são muito resistentes, não amassam com facilidade e têm designs diversos. Sua desvantagem de fato é o preço, que não é baixo, e o cuidado que se deve ter ao higienizá-la.

Essencial para o derretimento da glicerina na produção do sabonete. A Panela Esmaltada Ágata é atóxica, portanto não existe risco de contaminação dos alimentos por resíduos metálicos. Máxima inibição a proliferação de germes e bactérias no preparo dos alimentos, por apresentar baixíssima porosidade.

Começamos com uma das mais famosas marcas do mundo, a Le Creuset, há mais de 90 anos no mercado com certeza absoluta é uma das panelas mais bonitas e duráveis do planeta. Fabricadas em ferro fundido com acabamento esmaltado e colorido este ítem é um símbolo de design e é objeto de desejo da maioria dos cozinheiros.

- As panelas esmaltadas podem ser levadas à máquina de lavar louças e são compatíveis com fogões a gás, elétrico, vitrocerâmico, indução e a lenha. - É indicado usar nessas panelas, durante o preparo dos alimentos, utensílios de plástico, madeira ou silicone. Para lavá-las, basta uma bucha macia e detergente.