Como cuidar de um pássaro com a asa machucada?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Ele se sentirá muito melhor assim. Isso ajudará a manter o animal calmo e evitará que ele se mova e se machuque mais. Ao enrolá-lo na toalha, tente proteger a asa machucada. Com delicadeza, posicione a asa contra o corpo do pássaro (nunca a dobre) e envolva-o na toalha.

A dexametasona e a prednisolona são os antiinflamatórios preferidos na clínica de aves. Os AINES atuam inibindo as cicloxigenases e subseqüente produção de prostaglandinas.

A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral.

Enrole-o em uma toalha.
Ele se sentirá muito melhor assim. Isso ajudará a manter o animal calmo e evitará que ele se mova e se machuque mais. Ao enrolá-lo na toalha, tente proteger a asa machucada. Com delicadeza, posicione a asa contra o corpo do pássaro (nunca a dobre) e envolva-o na toalha.

Mas o mais indicado é pressionar o local machucado e buscar atendimento veterinário de imediato. “Com qualquer tipo de lesão na ave, tem que levar para o veterinário porque a ave sente dor, aquela região vai inflamar e a ave tem que ser medicada.

Comida - evite dar qualquer tipo de alimento ou água para a ave.

Caso tenha dúvidas ou não possa fazer o transporte pode recorrer à linha SOS Ambiente ou a um veterinário especializado em aves. Os serviços de recolha de animais selvagens têm serviços especiais que se deslocam até o local onde o animal ferido se encontra.

Sulfadiazina de prata. É uma pomada de cicatrização que funciona como antibiótico e anti-inflamatório, prevenindo infecções e amenizando a ardência da pele. É indicada para tratamento de feridas cirúrgicas, escaras e feridas causadas por queimaduras.

De acordo com a especialista, os aspectos negativos – como dor, doença e agressividade – estão associados a outros sinais corporais. “Uma ave doente pode apresentar postura arqueada, asas pendidas, penas eriçadas, apatia, sonolência, tremores e não se movimentar na gaiola.

Cetoprofeno: É um AINE com acentuada ação anti- inflamatória, sendo em aves bastante empregado devido à sua potente ação analgésica. O mecanismo de ação deste medicamento está na sua inibição tanto na via das COXs quanto das lipoxigenases.

Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas. As dosagens poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Nunca dê Nimesulida ou outro medicamento com ação anti-inflamatória ao animal, sem antes consultar um médico veterinário.

Encontre um Centro de Triagem de Animais Silvestres — CETAS.
Este Passo é importante, pois é neste local que os profissionais têm como cuidar e reabilitar animais selvagens como o pássaro que você acabou de encontrar. É possível achar uma lista de tais locais no site do IBAMA.

- Coloque duas colheres de sopa rasas de açúcar (e só açúcar) para a quantidade de água que cabe na garrafinha. - A solução (água e açúcar) deve ser trocada diariamente. - As garrafinhas precisam ser higienizadas todos os dias. - O bebedouro pode ser higienizado com água limpa e um pouco de água sanitária.