Como curar ralado no joelho rápido?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Para que haja uma boa cicatrização e não desenvolva infecção, aconselho a aplicação de uma pomada com antibiótico e a proteção do machucado com uma gaze fixada na pele com tiras de esparadrapo. O ferimento deve ficar coberto, porém respirando. Ferimentos pequenos podem ser cobertos com Band-Aid® simples.

1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro; 2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento; 3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro.

Esse processo pode levar de 4 a 6 dias, dependendo da gravidade da lesão e das condições de saúde do paciente.

5 maneiras de acelerar a cicatrização

  • Boa alimentação.
  • Atividade física.
  • Uso de curativo.
  • Descanse.
  • Não exagere nos drinques.

Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização. Pelo contrário, pode levar mais tempo para ele sarar, além de o local ficar mais dolorido. Só em algumas circunstâncias pode-se deixar a lesão descoberta: quando a raladura é muito leve e quando não há sangramento.

Após a limpeza, é necessário cobrir a lesão com um curativo, para evitar o ressecamento e diminuir o risco de contaminação.

2- Pequenos cortes, perfurações superficiais e escoriações podem ser tratados apenas com limpeza local. Água e sabão neutro são suficientes na maioria dos casos. Outra opção é irrigação com soro fisiológico. Deve-se limpar até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra, grama, etc.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

Como acelerar a regeneração da pele?

  1. Tenha boas noites de sono. Quem nunca ouviu falar em “sono da beleza”? ...
  2. Alimentar-se bem. Assim como dormir, ter uma alimentação saudável é fundamental para conquistar uma pele hidratada e macia. ...
  3. Manter uma rotina de skincare. ...
  4. Utilizar produtos que ajudam a regeneração celular.

Lave apenas com água fria e sabão. Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida. Caso o corte seja pequeno, aplique um curativo do tipo biotecnológico, para proteger a lesão e evitar que, ao retirar o curativo, o local da ferida sofra uma nova agressão.

Aplique óleo de mosqueta ou gel de aloe vera (pouco e quando não precisa mais de outros remédios tópicos) pra acelerar a cicatrização e manter a pele hidratada; Cremes cicatrizantes também apresentam bons resultados.

Use água, soro fisiológico ou uma solução para limpeza de feridas; A limpeza pode ser feita sob água corrente para remover detritos que estejam presentes.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Pôr gelo ajuda a amenizar a dor e a não inchar muito a região. Se for um corte leve, deve-se lavar com água corrente e sabão ou sabonete. Água oxigenada também serve.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido. O pesquisador conseguiu demonstrar tudo isso em testes de laboratório.

A ferida vermelha: sinal de cicatrização
O tecido de granulação começa a se formar, o que é fundamental para a regeneração da pele. Esse tecido é rico em colágeno e é responsável por preencher a lesão. A cor vermelha mais clara pode indicar que a cicatrização está quase no fim.

Limpe com água e sabão neutro: Essa medida simples pode ser o suficiente para ferimentos pequenos. Lave suavemente até remover a sujeira da ferida. Nunca esfregue com força.