Como Davi conseguiu 200 prepúcios?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Davi consegue 200 prepúcios filisteus em troca da mão de Mical.

Conforme o acordo, Davi trouxe os prepúcios dos filisteus e os apresentou diante do rei a fim de tornar-se oficialmente genro do rei. Então Saul lhe entregou em casamento a sua filha Mical.

É aquela pele incômoda que cobre a glande do pênis não circuncidado.

O pênis possui uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis). Essa pele se chama prepúcio e em muitos casos ela pode ser acometida por problemas. Pacientes que apresentam excesso de pele peniana e não conseguem expor a glande são portadores de fimose.

O prepúcio do coração seria, na minha opinião, uma alusão a qualquer barreira que impede sentir, qualquer obstrução à emoção. O contexto do versículo esclarece que se trata de emoções construtivas, de se abrir a sentir, perceber, reparar, considerar e ponderar de um modo maior.

Embora a circuncisão fosse uma marca permanente que diferenciava o povo do Criador dos demais, não era visível para que todos pudessem ver claramente. O símbolo era interno, demonstrando que mais que um sinal na carne, era o comportamento e a fé que os identificariam como servo do Deus Altíssimo.

Al Salem explica que muitas culturas incorporaram a circuncisão por razões que vão desde a higiene até os rituais de maioridade, oferecendo cerimônias aos deuses ou como marcas de identidade cultural.

A circuncisão como exigência incontestável de Deus, imposta a Abraão e a toda a sua descendência, estava expressa em Génesis 17:11.

Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência.

Como era feita a circuncisão entre os judeus
A minha aliança estará na carne de vocês e será aliança perpétua. Quando o menino judeu completava oito dias de vida, era realizada uma cerimônia onde se retirava um pequeno pedaço de pele, chamado prepúcio, do órgão genital masculino.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

5 E chegaram os asírios de Damasco para socorrer Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi matou dos sírios vinte e dois mil homens.

Quase todos os homens nascem com o prepúcio excessivo e um pouco fechado, mas isso não quer dizer que irão ter fimose quando mais velhos. Em alguns casos o prepúcio poderá ficar totalmente adequado ao pênis, em outros ficará excessivo e em alguns realmente permanecerá como fimose na idade adulta.

Mical ajudando Davi a escapar pela janela de Gustave Doré em 1835. Ela casou-se com Davi após Saul a haver prometido caso lhe trouxesse, em troca do dote, cem prepúcios de filisteus, porém Davi lhe trouxe duzentos prepúcio.

Aos 3 anos de idade, 50% dos meninos já conseguem retrair o prepúcio. A evolução de cada caso é acompanhada nas consultas de rotina ao pediatra. É esse profissional quem pode diagnosticar a fimose infantil, indicar o tratamento ou encaminhar a um especialista.

Um estudo de 285 homens com mais de 18 meses relatado na edição de 1 de fevereiro de 2009 do Journal of Infectious Diseases descobriu que a circuncisão parece proteger os homens de infecções persistentes por HPV, permitindo que seus corpos se livrem do vírus mais facilmente do que os homens não circuncidados.

Segundo o urologista Atila Rondom, coordenador-geral do Departamento de Uropediatria da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), retirar o prepúcio não diminui ou aumenta a sensibilidade no pênis e o prazer do homem durante o sexo –e isso também vale tanto para a mulher.

A cirurgia de circuncisão é feita, basicamente, para separar o prepúcio da glande. Na prática, ela remove a pele solta que recobre a “cabeça” do pênis, para que ela seja exposta sem dificuldade. Especialistas explicam que esse excesso de pele funciona como um reservatório para microrganismos prejudiciais à saúde.

A passagem tem por objetivo principal demonstrar que a circuncisão, como sinal “manifesto na carne” (v. 28), só é vantajosa para quem pratica a Lei (v. 25). O horizonte a partir do qual se avalia o proveito ou não da circuncisão é o escatológico, do encontro definitivo com Deus, que não usa de parcialidade com ninguém.

Nesse sentido, ser incircunciso significava ser incrédulo ou rebelde diante dos princípios divinos. No Antigo Testamento, por exemplo, em várias passagens os próprios israelitas que eram fisicamente circuncidados, são classificados como incircuncisos por causa de sua desobediência e apego a uma vida de pecado.

A circuncisão é a retirada do prepúcio nos homens, que é a pele que recobre a cabeça do pênis. Embora tenha começado como um ritual em algumas religiões, a circuncisão é cada vez mais usada por motivos de higiene e também para tratamento da fimose.