Como Davi pediu perdão a Deus?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã foi a ele, depois de Davi achegar-se a Bate-Seba.

Uma nova rebelião entre as tribos de Israel foi rapidamente derrotada por Joabe, que liderava o exército de Davi. Israel sofreu com um período de fome que durou três anos. De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.

Este Salmo foi dado a Davi pelo Espírito Santo quando seu coração, quebrantado e arrependido devido a seu pecado contra Deus, pediu-Lhe perdão mediante o Sangue Expiatório do Cordeiro de Deus, prefigurado em Êxodo, no Capítulo 12.

Deus não tirou a vida de Davi. Ele foi perdoado, mas ainda tinha que sofrer muitas consequências graves. Ele foi humilhado quando um dos próprios filhos tomou algumas de suas mulheres. E, como Davi falou que o ladrão do cordeirinho deve pagar quatro vezes, ele mesmo pagou quatro vezes.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

E o Salmo 51 é uma expressão do arrependimento de Davi, quando lhe veio de Deus a mensagem de reprovação: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs.

Davi, mesmo depois que se torna rei, busca viver sua vida como Deus queria e, quando ele falhou, foi sincero quanto ao seu erro, não culpando ninguém, se arrependendo amargamente por ele, e foi perdoado. Na maioria das vezes, a vontade de Deus é contra a nossa.

Davi colocou sua paixão em Deus ainda quando era jovem e isso se tornou evidente aos olhos de todos. Ele foi designado para cuidar das ovelhas e fez esse trabalho com todo o seu coração. Pastorear ovelhas foi a maneira que Deus encontrou para preparar Davi para a grande batalha.

Davi outro que amava Deus mais do que todas as forças caiu em pecado por força da fraqueza que era as mulheres, tinha todas que ele quisesse, mas se encantou com uma que estava no terraço tomando banho, não só a desejou como a possuiu e ainda matou seu marido para não ser descoberto.

Davi nos ensina que só um coração humilde e puro pode ser totalmente dócil à escolha de Deus. E essa característica o acompanha por toda a sua vida. Davi é um homem adorador. Há uma vocação para a qual o Senhor nos convida.

A medida que Deus era revelado ao seu coração, Davi incorporava Deus e a sua vontade para sua experiência concreta. Davi não orava apenas a Deus, e sim, orava com Deus. Não havia nada que Davi soubesse de Deus que não fizesse parte da sua vida de oração.

Ele cometeu adultério, assassinato, abusou de seu poder e agiu de forma corrupta. Davi confessou o seu pecado e se arrependeu profundamente. Então em Sua infinita graça e misericórdia, Deus o perdoou. No entanto, o arrependimento de Davi e o perdão de Deus não significaram a imunidade das consequências do pecado.

“1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Ele sofreu sim, sofreu muito. Davi escreveu sobre o seu sofrimento 1000 anos antes do seu nascimento. E hoje os cristãos o adoram e convidam todos a adora-lo e a servi-lo.

No leito de morte, Davi entrega coroa a Salomão e morre em paz - RecordTV - R7 Rei Davi.