Como derreter as espinhas do peixe?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Acredita-se que tomar alguma bebida ácida, como água com vinagre ou refrigerante, pode ajudar a amolecer as espinhas de peixe muito finas. Assim, ao tornar as espinhas mais moles, conseguem ser engolidas mais facilmente ou, até mesmo, serem dissolvidas.

5 melhores opções de peixes de água doce comerciais com poucas espinhas:

  • Tilapia- filé
  • Pirarucu- lombo.
  • Pintado - lombo.
  • Tucunaré - filé
  • Piramutaba.

Para que isso não acontece, existem formas de realizar esta tarefa antes mesmo de começar a preparar a sua refeição. Para peixes em postas, passe suavemente os dedos na carne até encontrar a espinha, com auxílio de uma pinça, retire espinho por espinho até a carne estar lisa.

O vinagre de álcool é perfeito para a preparação de paratos como saladas e molhos. experimente utilizar em temperos de carnes, peixes e aves. este produto acrescenta tempero sem alterar o sabor natural dos alimentos, além de ser prático na cozinha e na limpeza.

Deixe os filés de peixe absorverem o tempero entre 3 a 4 horas ou de um dia para o outro.

O hábito de lavar carnes cruas, como a do frango e a do peixe, pode trazer riscos à saúde. É que, durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia. “A bactéria que está no frango, você vai cozinhar, você vai matar.

Algumas formas simples para tirar espinho da pele, como usar uma pinça, fita adesiva ou pasta de bicarbonato de sódio, podem ajudar a remover o espinho ou farpas da pele, sendo que o método de remoção deve escolhido em função do posicionamento do espinho e da profundidade em que se encontra.

Vinagre. Outra maneira de se certificar que o peixe não tem mais espinhas é colocar um pouco de vinagre na hora do cozimento, caso tenha sobrado alguma espinha menor, ela se soltará.

Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas.

De acordo com a dermatologista, não existe um tempo preestabelecido para a espinha sarar - desde o período que ainda é apenas uma vermelhidão até o seu desaparecimento. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.

Não podemos de maneira alguma manipular uma espinha interna e a Dra. Tatiane explica o porquê: “Além de não sair secreção, a espinha vai se tornar mais inchada e inflamada, além de haver formação de cicatrizes”. Ou seja, nada de mexer na lesão!

Os peixes mais indicados são aqueles de carne firme, que não despedaçam durante o preparo, como sardinha, tilápia e bacalhau e outros mais.

Na última quinta-feira (5), um atum-rabilho (outro nome do atum azul) foi vendido por 36,04 milhões de ienes (cerca de R$ 1,4 milhão) no tradicional primeiro leilão do ano no mercado de peixe de Toyosu, em Tóquio.

O recomendado sobre como limpar peixe é raspar a pele com delicadeza e na direção contrária das escamas, indo do rabo até a cabeça. Seus movimentos precisam ser rápidos e ao mesmo tempo curtos, assim a pele do peixe não fica prejudicada.

Algumas opções recomendadas pela chef e nutricionista Laura Franco são tilápia, pescada branca e merluza. São indicados porque possuem a carne firme para manter a integridade durante o preparo, ou seja, são melhores aproveitados em filés ou tiras empanados e fritos.

Uma boa marinada é sempre indicada para que o peixe absorva sabores e fique suculento. Um bom tempo de marinada para carnes brancas é algo em torno de duas horas.

Já o peixe não pode passar de 3 horas. O tamanho da carne também interfere. Quanto maior o pedaço da carne, maior também o tempo que deve ficar marinando.

Para limpar o peixe, é preciso remover completamente as escamas do animal, principalmente se você pretende prepará-lo com a pele. Com o auxílio de uma faca lisa (você também pode usar uma colher ou o lado cego de uma faca com serra), raspe todo o peixe em direção à cabeça do animal para limpá-lo.

Aprenda aqui algumas formas de temperar peixe. 1 - A forma clássica de tempero é também a mais simples: Basta regar o peixe com suco de limão, sal e pimenta do reino. Depois de temperado, basta deixá-lo na geladeira para o sabor incorporar e já está pronto.