Como descrever o cargo de secretária?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
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Recepcionar pessoas; fornecer informações; atender pedidos, solicitações e chamadas telefônicas; filtrar ligações; anotar e transmitir recados; orientar e encami-nhar pessoas; prestar atendimento especial a autoridades e usuários diferenciados.

5 qualidades essenciais que toda secretária deve ter

  1. Boa apresentação. O ditado já diz “A primeira impressão é a que fica”. ...
  2. Pontualidade. Ser pontual é um gesto de educação e respeito com o ambiente de trabalho. ...
  3. Organização. ...
  4. Sempre bem informada. ...
  5. Simpatia.

Esse profissional faz agendamentos, dá informações e orienta a circulação das pessoas e visitantes. Ainda pode gerenciar a compra de materiais de escritório, cuidar das correspondências, da agenda da diretoria, bem como marcar reuniões, arquivar documentos e controlar as chaves e acessos e registrar informações.

Organizar, comandar, controlar e cooperar, essas são algumas das habilidades delegadas ao Profissional de Secretariado.

É a principal competência de uma secretária: comunicação assertiva e relacionamento interpessoal.

O que colocar no currículo de recepcionista?

  1. Escolha do modelo que vai usar no seu currículo;
  2. Informações básicas e de contato.
  3. Experiência (ou objetivos profissionais, caso não tenha experiência);
  4. Formação acadêmica;
  5. Habilidades técnicas essenciais para o cargo;
  6. Atividades extracurriculares.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

Receber, selecionar, ordenar, encaminhar e arquivar documentos. Preparar e secretaria reuniões. Tomar providências relativas às viagens dos executivos da organização. Controlar o “caixa pequeno”.

As principais características de uma secretária executiva. Uma profissional da área deve ter agilidade e jogo de cintura. É organizada, boa comunicadora e sabe administrar bem o seu tempo. Veja, a seguir, as principais características de uma secretária de sucesso.

Uma das principais diferenças entre uma recepcionista e uma secretária é o viés do seu trabalho: enquanto a recepcionista lida com o atendimento ao paciente, a secretária cuida das obrigações administrativas.

Secretariado, ou Ciências do Secretariado, é uma área ligada à Administração de Empresas, focada em preparar profissionais para atuar como secretários ou assistentes executivos. É uma área diretamente ligada à alta cúpula da empresa e participa ativamente de ações importantes baseadas nas decisões das empresas.

Além da comunicação oral e escrita, através de atendimento telefônico, interpessoal, contato com clientes internos e externos, colegas de trabalho, elaboração de documentos, e-mails

Ser organizada, comunicativa, ter um grande senso de responsabilidade e rigidez com os horários. Essas são características básicas de toda secretária. Inclusive, na hora da contratação, estes pontos são avaliados nas candidatas.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Recepcionar membros da comunidade e visitantes procurando identificá-los, averiguando suas pretensões para prestar-lhes informações e/ou encaminhá-los a pessoas ou setor procurados. Atender chamadas telefônicas. Anotar recados.

Receber visitantes na recepção cumprimentando, dando as boas-vindas, encaminhando e anunciando devidamente cada um. Atender selecionar e encaminhar telefonemas recebidos. Receber e separar a correspondência diária.