Como desinflamar o ouvido rápido?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

OTOSPORIN® é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de OTOSPORIN® não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Na verdade, o que ajuda a melhorar o incômodo não é o óleo, mas sim o calor, pois ele aumenta a circulação local. Sendo assim, o mais indicado nessas situações é colocar uma compressa sobre a orelha, feita com pano limpo, morno e seco, ou então uma bolsa de água quente, tomando cuidado para não esquentá-la demais.

As causas do ouvido inflamado são majoritariamente derivadas de infecções bacterianas. Porém, também podem ser resultados de infecções fungais, irritação ou de alergias. Além disso, o dano na parte interna da orelha e constantemente ficar submerso na água também podem causar essas inflamações.

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são:

  • Amoxicilina;
  • Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase);
  • Cefuroxima ou Ceftriaxona.

O médico pode fazer uma drenagem ou limpeza local, mas também é possível a aplicação de remédios diretamente no canal auditivo, para dissolver a secreção e facilitar sua absorção pelo corpo. No caso do catarro ser causado por uma infecção bacteriana, pode ser necessário administrar antibióticos.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

Em casos graves, seu ouvido pode ficar quente ao toque. A coceira no canal auditivo não é um sintoma raro de uma infecção do ouvido médio, principalmente se vier acompanhada de uma sensação de inchaço, dor intensa, tinido ou zumbido. É possível perceber que à medida que a infecção piora, o mesmo acontece com a coceira.

Cerumin serve para dor de ouvido? Assim como qualquer outro remédio, o Cerumin deve ser receitado pelo médico. Administrado em gotas, seu efeito faz amolecer a cera de ouvido, a fim de facilitar a eliminação e desobstruir o canal auditivo.

Quais os tratamentos para dor de ouvido? Se você quer saber como aliviar dor de ouvido, saiba que ela em si pode ser tratada com remédios e comprimidos analgésicos que ingerimos quando temos dores em geral, como dipirona, paracetamol ou ibuprofeno. Esses são bons remédios para ouvido inflamado.

Quando o tímpano está perfurado a audição é afetada em menor ou maior grau, dependendo da gravidade. Quando ocorre uma lesão ou perfuração no tímpano, os sintomas mais frequentes são: secreção do tímpano, ruído ou zumbido, desconforto ou dor no ouvido, perda de audição no ouvido afetado, fraqueza facial ou tonturas.

Em geral, a lavagem de ouvido não deve ser realizada se a pessoa estiver com uma infecção no ouvido ou se tiver uma história de cirurgia do ouvido ou de perfuração do tímpano.

Pode ser causada por bactérias, fungos, vírus e alergias. Há mais de uma forma de otite? Os diferentes tipos estão relacionados com a localização da inflamação. A otite externa pode surgir em decorrência de manipulação da orelha com cotonete ou dedo ou após contato com água (piscina, cachoeira).

Utilize o soro fisiológico
O soro fisiológico pode ser aplicado com suavidade. Para isso, utilize uma seringa esterilizada no ouvido afetado. Esse processo se tornará mais efetivo se você aplicar o amolecedor com 15 ou 30 minutos de antecedência.

Para isso, pode ser colocado um pouco de algodão na orelha, tampando cuidadosamente o canal auditivo ou, então, colocar um gorro que cubra as orelhas e proteja-as do vento. Para crianças com idade suficiente, mascar chiclete pode ajudar a aliviar a pressão do ouvido, consequentemente reduzindo a dor no local.

OTO-XILODASE® alivia a dor de ouvido, é uma solução antiinfecciosa e anestésica local, para instilar no ouvido, nos casos de otite.

COMO SABER SE A DOR DE OUVIDO É PREOCUPANTE? Quando a dor dura mais do que 3 dias e está acompanhada de outros sintomas, é bom procurar um otorrinolaringologista.

Se a dor de ouvido for constante e não diminuir no período de 48 horas, é necessário procurar ajuda médica. Fique atento para os sintomas como febre acima de 38ºC, tonturas, dor de cabeça ou inchaço no ouvido.

Secreção saindo do ouvido é sintoma de infecção
“Alguns sintomas costumam se associar às infecções de ouvido, como queda da audição, sensação de ouvido tampado e, principalmente, a otorreia, que é quando o ouvido purga”, explica o otorrinolaringologista Henrique Garchet.