Como desligar um gene?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4 / 5 9 votos

Quando o DNA é metilado, uma pequena etiqueta química chamada de metil é afixada ao DNA, silenciando os genes próximos. Com a tecnologia CRISPRoff, os cientistas conseguem controlar o processo e, portanto, desligar qualquer gene sem alterar o código genético.

A regulação gênica é uma parte importante do desenvolvimento normal. Os genes são ligados e desligados, durante o desenvolvimento, para fazer com que uma célula da folha de uma planta pareça e aja diferente de uma célula da raiz ou de uma célula do fruto, por exemplo.

O que determina o início e o fim do gene que será transcrito são sequências específicas de nucleotídeos, o início é a região promotora do gene e o fim é a região terminal. A polimerase do RNA se encaixa na região promotora do gene e vai até a região terminal.

Como cortar e colar DNA?

  1. Uma enzima de restrição é uma enzima que corta DNA que reconhece locais específicos no DNA. ...
  2. Se duas moléculas de DNA têm terminações que se correspondem, elas podem ser unidas pela enzima DNA ligase.

As enzimas de restrição (ou endonucleases de restrição) são enzimas que cortam o DNA em locais específicos. As enzimas reconhecem determinadas sequências nucleotídicas do DNA e fragmentam a molécula sempre que identificam essa sequência, produzindo extremidades coesivas.

Silenciamento gênico: o mecanismo
No foco deste mecanismo está uma molécula de fita dupla de RNA que, ao ser incorporada no processo, se liga ao RNA mensageiro-alvo, ocasionando assim o silenciamento, por inibição da tradução e/ou degradação do mesmo. Desse modo diz-se que o gene foi “desligado”.

Uma enzima chamada Cas9 age como uma "tesoura molecular". Ela é usada para cortar e modificar seções de DNA associadas a uma doença (ou, em outras palavras, um ataque de vírus), ou qualquer tipo de defeito que precise ser reparado.

Como dito, as mutações surgem de forma natural ou podem ser induzidas por agentes mutagênicos, isto é, substâncias químicas ou de natureza física que podem induzir as mutações, como os raios ultravioleta e raios X, bebidas alcoólicas, substâncias derivadas do tabaco, bem como alguns medicamentos.

“Para ativar os genes e fazer as células funcionarem, o receptor se associa a diversos fatores, um dos quais são os RNAs longos não codificadores”. Esse tipo de RNA interage com proteínas que vão regular as funções das células.

Genes que estão bem distantes entre si no mesmo cromossomo também segregam independentemente graças ao crossing-over, ou a troca de pedaços entre os cromossomos homólogos, que ocorre no início da meiose I.

A forma e o momento em que os genes são ativados ou desativados pelas células é chamado de REGULAÇÃO GÊNICA e acontece de forma diferente em procariotos e eucariotos em qualquer momento do metabolismo das células embora seja mais comum durante a transcrição e são dirigidos por fatores específicos.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes. A maioria dos genes está contida nos cromossomos. O cromossomo é constituído por uma longa cadeia de DNA envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona. A maioria dos cromossomos contêm vários genes diferentes.

Em muitos casos, o produto funcional de um gene é uma proteína.