Como devo agir no trabalho?

Perguntado por: ubotelho . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Como se comportar no trabalho – Confira 6 dicas

  1. Mantenha-se alerta.
  2. Use roupas adequadas.
  3. Tente não se envolver com tagarelice.
  4. Separe a vida pessoal do trabalho.
  5. Valorize as opiniões diferentes.
  6. Respeito a política da empresa.

7 hábitos nocivos que você deve evitar no ambiente de trabalho

  • 1 – Ser negativo. ...
  • 2 – Se envolver em fofoca. ...
  • 3 – Criticar e repreender colegas em público. ...
  • 4 – Evitar feedback. ...
  • 5 – Não saber trabalhar em equipe. ...
  • 6 – Ser desorganizado. ...
  • 7 – Interromper os colegas enquanto falam.

Postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; pessoa com conduta ilegal, que age sem respeito ou em desleixo; que conduz seu modo de agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.

Mas, acima das políticas da organização, a postura profissional ideal deve ser guiada pelo bom senso e bom gosto, que formam a base do convívio no ambiente de trabalho. Demonstrar profissionalismo significa se comunicar de forma clara e respeitosa, ter seriedade nos posicionamentos e compromisso com o trabalho.

A postura profissional vai além de construir uma imagem positiva ou ser bem avaliado nas rodas de devolutivas, abrange, essencialmente os seus critérios, ideais, como se organiza e o que quer construir. É, na realidade, a maneira como nos comportamos e ainda como nos relacionamos com as pessoas com quem trabalhamos.

Dicas de como manter a calma no trabalho

  1. – Não leve questões de trabalho para o lado pessoal. ...
  2. – Deixe no escritório os problemas de trabalho. ...
  3. – Pergunte se vale mesmo a pena se estressar. ...
  4. – Tenha organização. ...
  5. – Respire fundo e tenha positividade. ...
  6. – Tenha empatia. ...
  7. – Tenha uma válvula de escape.

A fofoca e a intriga são atitudes negativas que afetam a credibilidade e o profissionalismo. São tipos de assuntos que não contribuem para o crescimento da empresa ou de seus membros e que, na verdade, acabam prejudicando um bom clima organizacional.

Se você leu este conteúdo até aqui, sabe que no ambiente de trabalho, é importante evitar a fofoca, tratar o tempo todo de assuntos pessoais, utilizar as redes sociais em excesso durante o expediente, entre outros comportamentos e atitudes, que podem ser prejudiciais para a sua carreira.

Tanto as atitudes dos pais no dia a dia – como falar palavrões, gritar, mentir, ser ríspido, rude, grosseiro, ingrato, desonesto ou agressivo, por exemplo – quanto pela formam como lidam com os filhos reforçam os maus comportamentos.

Veja se você reconhece algum destes comportamentos em você mesmo, ou em alguém que conhece.

  • Falta de confiança em você mesmo.
  • Falta de um sistema de apoio.
  • Medo do fracasso, de dar errado.
  • Medo do sucesso.
  • Falta de organização e planejamento.
  • Falta de uma estratégia eficiente claramente definida.
  • Falhar em agir.

Qual a postura profissional que se espera dentro da empresa?

  • Profissionalismo;
  • Comunicação assertiva;
  • Comprometimento;
  • Pontualidade.

Principais dicas sobre como se sentar corretamente

  1. Posicione o ombro para trás.
  2. Mantenha as costas retas.
  3. Fique atento à posição dos seus braços.
  4. Evite abaixar muito a cabeça.
  5. Mantenha suas costas apoiadas.
  6. Atente na posição das suas pernas.

Como ser um bom profissional dentro e fora da empresa

  1. 1 – Seja produtivo para ser profissional. ...
  2. 2 – Resista às fofocas na empresa. ...
  3. 3 – Separe a vida profissional da pessoal. ...
  4. 4 – Evite pressão do grupo. ...
  5. 5 – Mantenha sempre uma boa aparência. ...
  6. 6 – Pense antes de falar. ...
  7. 7 – Prospere no trabalho e em casa.

Ter uma postura ética no trabalho significa seguir as normas da sua profissão e as regras da instituição onde atua. É um termo que se relaciona também a tratar todos com respeito, seja sua equipe, superiores, fornecedores ou clientes, e ter responsabilidades com suas atividades.