Como diferenciar espasmo de reflexo de Moro?

Perguntado por: gmenezes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Não chega a durar o tempo de uma crise epiléptica, são apenas espasmos devido ao espaço amplo sem limitação do corpinho do bebê. O reflexo de moro é uma reação corporal ou reflexo primitivo a uma estimulação que desaparece a medida que o cérebro se desenvolve.

Muita atenção aos espasmos musculares nos primeiros meses de vida do seu filho. Eles podem indicar um problema grave que precisa de tratamento. Preste muita atenção ao comportamento de seu bebê. Se notar movimentos repetitivos de flexão ou extensão do corpo, causados por espasmos musculares, procure o pediatra.

Em geral, os espasmos são uma contração súbita (espasmo) do tronco e membros muito semelhante a quando o bebê toma um susto. Às vezes, os espasmos são apenas um balanço da cabeça. Os espasmos podem durar vários segundos e, normalmente, a criança apresenta vários espasmos em grupos, um logo atrás do outro.

Se a contração muscular espasmódica for superficial, como na maioria das vezes, não é preciso buscar um médico. O corpo se encarrega de corrigir o problema. Porém, se o espasmo for crônico e afetar o mesmo local por muito tempo, é preciso ir a uma consulta médica.

O reflexo de moro é uma reação corporal ou reflexo primitivo a uma estimulação que desaparece a medida que o cérebro se desenvolve. Já a síndrome de west é uma condição epiléptica severa que a criança estica os braços e dobra o tronco por alguns segundos.

Os espasmos infantis duram poucos segundos e podem repetir-se várias vezes ao dia. Em geral, manifestam-se em crianças com < 1 ano de idade. As convulsões podem resolver-se espontaneamente até os 5 anos de idade, mas geralmente podem ser substituídas por outros tipos de convulsões.

O que é reflexo de Moro ? Reflexo de Moro é o reflexo exclusivo dos recém-nascidos, podendo aparecer até os três meses da criança.

Geralmente, os espasmos não indicam nenhum tipo de problema, porém, é preciso ficar atento a outras características que o bebê apresenta. “Dependendo do tipo dos movimentos, duração e idade do bebê podem ser características normais. Mas é sempre importante conversar com seu pediatra”, finaliza Julia.

Sintomas da síndrome de West
O movimento típico de um espasmo é uma flexão súbita (inclinação para frente) com enrijecimento do corpo, braços e pernas. Às vezes, os episódios acontecem com braços e pernas jogados para fora (espasmos “extensores”).

A principal forma de evitar espasmos infantis durante o sono é oferecer condições e um ambiente confortável para o bebê dormir. Além disso, os pais devem investir em uma boa higiene do sono para as crianças. Já sabemos que é durante o sono que os bebês encontram condições favoráveis (ou não) para o seu desenvolvimento.

Os espasmos são divididos em dois grupos, os tônicos, que são associados ao enrijecimento persistente e dolorido, e os clônicos, que alternam momentos de contração e relaxamento do músculo.

Durante os três primeiros meses de vida os recém-nascidos costumam se movimentar bastante enquanto dormem. Eles mexem as pernas, esticam os braços rapidamente ou mexem a cabeça. Esses breves espasmos conhecidos como mioclonias do sono do bebê são naturais e não costumam duram mais de 20 segundos.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.

Massagear o músculo afetado suavemente; Alongar o músculo; Aplicar compressas quente ou tomar um banho morno, para relaxar o músculo, no momento em que ocorre o espasmo muscular; Aplicar compressas frias para aliviar a dor muscular, após passar a crise de espasmo muscular.

Os espasmos infantis são tipos de convulsões características da síndrome de West (espasmos infantis, platô de desenvolvimento e hipsarritmia). A idade de início geralmente é de 1 mês a 1 ano com idade média de 3 a 5 meses.

O reflexo de Moro é um movimento involuntário do corpo do bebê, que está presente nos primeiros 3 meses de vida, e no qual os músculos do braços reagem de forma protetora sempre que acontece um situação que cause insegurança, como perda de equilíbrio ou quando existe um estímulo repentino, por exemplo, quando o bebê é ...

Os espasmos noturnos, ou mioclonias, consistem em movimentos breves, rápidos, involuntários e bruscos. Esses episódios ocorrem durante o sono, ou quando a pessoa está prestes a dormir.

É um reflexo que ocorre quando o dedo grande do pé se movimenta em direção à parte superior do pé e os outros dedos do pé abrem para fora após a planta do pé ter sido pousada com firmeza. Este reflexo ou sinal é normal em crianças pequenas, mas anormal após os 2 anos de idade.

Tremor em bebezinho principalmente até três meses é comum ocorre por imaturidade do sistema nervoso central que vai amadurecendo e melhorando com o desenvolvimento e crescimento dele . Choro também , bebê chora muito e é única forma que ele conhece de se comunicar .