Como diminuir os efeitos colaterais dos antirretrovirais?

Perguntado por: nnunes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A alimentação é muito importante para melhorar alguns sintomas ou efeitos colaterais que podem aparecer com o uso dos medicamentos. Nesses casos, alguns cuidados adequados com a alimentação são fortes aliados e necessários para manter o equilíbrio do organismo, a hidratação do corpo e recuperar o bem-estar.

Ao sentir os efeitos colaterais, o ideal é entrar em contato com o profissional que prescreveu o tratamento!

Efavirenz, etravirina, nevirapina, rifampicina, carbamazepina e tipranavir combinado ao ritonavir reduziram consideravelmente a concentração plasmática de dolutegravir, o que requer ajuste da dose de Dolutegravir Sódico para 50 mg duas vezes ao dia.

É extremamente importante preparar de manhã uma caixa de comprimidos com a medicação do dia e levá-la consigo (na carteira, no carro, etc.).

Posso consumir bebida alcoólica junto com os medicamentos? O consumo deve ser moderado ou evitado. Embora o álcool não “corte o efeito dos medicamentos” como alguns pensam, pode agredir o fígado e aumentar os efeitos colaterais de alguns anti-retrovirais.

A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada minuciosamente pela equipe de saúde.

Os coquetéis antiaids, compostos por medicamentos antirretrovirais, surgiram na década de 1980 e evitam que o vírus se multiplique desordenadamente, impedindo que o sistema imunológico do paciente fique seriamente prejudicado. É importante frisar que os coquetéis não matam o vírus, mas garantem maior tempo de vida.

De acordo com o órgão, a cafeína eleva a toxicidade da medicação. Dessa forma, pode intensificar efeitos indesejados como, por exemplo, taquicardia e agitação.

De forma geral, a intoxicação medicamentosa apresenta estes sintomas:

  • sudorese;
  • diarreia;
  • vômito;
  • tontura;
  • palpitação;
  • mudança brusca de comportamento;
  • aumento da salivação;
  • sedação.

A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso (também conhecido por RAM - Reação Adversa ao Medicamento) é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.

Pelo menos 3 vezes por semana por pelo menos 50 minutos de atividade muscular, com objetivos progressivos de ganho de massa muscular; pelo menos 2 vezes por semana por pelo menos 30 minutos de atividades cardiorrespiratórias (natação, bicicleta, corrida, salto, etc).

Concluindo que o tratamento com dolutegravir apresenta como principais vantagens à rápida supressão virológica; boa tolerância e alta barreira genética para mutações de resistência.

Para conquistar a condição de indetectável o paciente deve seguir o tratamento recomendado durante seis meses, e então manter a carga viral indetectável após o primeiro resultado do teste indetectável, sendo recomendado realizar o exame de carga viral a cada seis meses.

Para pessoas que tiveram uma contagem de CD4 entre 200 e 350 e uma carga viral indetectável um ano após o início do tratamento, a expectativa de vida foi semelhante à população em geral. Entre os homens, poderiam viver entre 78 a 81 anos, e as mulheres entre 81 a 83 anos.

A aids não tem cura, mas tem controle: o coquetel antirretroviral, um conjunto de três ou quatro comprimidos que o portador do vírus HIV precisa tomar diariamente, permite que ele tenha uma vida longa e com qualidade de vida.

Este tempo costuma variar de 12 a 24 semanas.

12. você nunca poderá ser doador de sangue se:
» tem ou teve um teste positivo para hiv.

Carga viral é a quantidade de vírus presente no sangue do paciente – ou seja, quanto mais cópias o vírus produz, maior é a carga viral no organismo.

Ou seja, devem manter o isolamento social, higiene, hidratação, boa alimentação e realizar o tratamento de controle do HIV de forma contínua. “O ideal é que o CD4 esteja acima 350, então mantenha o tratamento corretamente”, disse Érico Arruda.

Conheça as principais frutas que ajudam a imunidade e fortalecem seu organismo

  • Laranja;
  • Morango;
  • Limão;
  • Abacaxi;
  • Kiwi.