Como é a dor de câncer no esôfago?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Outra consequência do tumor de esôfago avançado é o desconforto no peito, como a sensação de pressão ou mesmo queimação. Essa pode se manifestar como uma dor retroesternal, localizada atrás do osso do meio do peito, ou uma dor torácica, no tórax como um todo.

O mais característico é a azia ou queimação (pirose), que começa na altura do estômago e pode atingir a garganta. Outro sintoma importante é a dor no peito tão intensa que chega a ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio.

No início, parece uma gastrite. E muitas pessoas se automedicam ou demoram a procurar um especialista.

O diagnóstico é feito por meio de um exame de endoscopia digestiva, que se trata de um procedimento que examina o interior do esôfago e também do estômago. Durante o procedimento, caso haja alguma lesão, é realizada uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

Dificuldade de deglutição, perda de peso e dor no peito são alguns dos sintomas principais. Consumo de bebidas muito quentes, alcoólicas e tabagismo são fatores de risco. Dificuldade de deglutição, perda de peso e dor no peito são alguns dos sintomas principais do câncer de esôfago.

Por ser um tipo de câncer silencioso, o câncer de esôfago é um dos mais perigosos. Isso porque, geralmente, quando o paciente tende a apresentar sintomas mais específicos já houve um certo alastramento do problema.

Para confirmar o diagnóstico do câncer de esôfago também podem ser solicitados exames de laboratório, como: Hemograma completo.

Esofagite é uma inflamação no esôfago, que causa frequentemente dor, dificuldade para engolir e dores no peito.

Quando o ácido gástrico acumula-se no estômago e volta para a porção inferior do esófago, pode causar desconforto e dor torácica. A dor localiza-se normalmente no estômago, tórax e abdómen. Mas também pode irradiar para outros lugares, tal como a parte superior das costas.

O principal sintoma da ansiedade é o refluxo ácido, que se trata de azia e queimação no estômago. Devido à hérnia de hiato, o mecanismo natural que impede que o ácido do estômago chegue até o esôfago deixa de existir. Outros sintomas comuns são: Sensação de "bolo" na garganta.

E dessa displasia, em um outro momento, quando o problema se agrava por cinco, seis, oito ou mais anos, o paciente pode sim a vir a desenvolver o câncer de esôfago”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Eduardo Grecco.

Causas do nó na garganta
A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico. A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Dor no contato
No momento em que o indivíduo realizar o exame que identifica o câncer gástrico, poderá sentir dor na região, ao toque do médico. É, então, necessário que a pessoa observe, no cotidiano, se o contato com o abdômen causa desconforto ou dor, avaliando um possível sintoma de tumor.