Como é a dor de cólica no início da gravidez?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Os sintomas mais comuns que acompanham o excesso de gases na gravidez incluem:

  1. Dor abdominal intensa, às vezes em forma de pontada que pode irradiar para o peito;
  2. Aumento da flatulência;
  3. Prisão de ventre;
  4. Barriga inchada;
  5. Cólicas intestinais.

Dor de barriga na primeira metade da gravidez
Estas dores são comuns pois é necessário que o útero cresce para acomodar o bebê, a bolsa de líquido amniótico e a placenta. Essa dor na barriga geralmente é bastante fraca, muitas vezes a futura mamãe irá apenas queixar-se de um leve desconforto e não uma dor mais intensa.

E bem no início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga são comuns.. Até a10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

Os sintomas mais comuns durante a 1ª semana de gravidez são:

  1. Cólicas abdominais. ...
  2. Sensibilidade nas mamas. ...
  3. Cansaço excessivo. ...
  4. Variações de humor. ...
  5. Repulsa para cheiros fortes.

Quando a fecundação acontece, algumas mulheres podem apresentar uma cólica leve no 6º ou 7º dia após a relação sexual no período fértil – normalmente mais leve que uma cólica menstrual, podendo ou não estar acompanhada de pontadas no baixo ventre.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Quando ir ao hospital
A dor abdominal persistente no lado direito, próxima do quadril e febre baixa que podem surgir em qualquer fase da gravidez podem indicar apendicite, uma situação que pode ser grave e que por isso deve ser despistada o quanto antes, sendo recomendado ir imediatamente ao hospital.

As dores são na parte inferior do abdômen e se estendem até a virilha, com curta duração. Vale ressaltar que podem existir outras causas para as dores abdominais. O essencial é verificar qual a intensidade e duração das mesmas antes de se preocupar.

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

A dor no baixo ventre, pode estar relacionado também com outros motivos. Queixa muito comum, a dor no “pé da barriga” está relacionada ao incômodo sentido na parte inferior do abdômen. Ela pode ser causada por diferentes acontecimentos, como por exemplo, a TPM e até mesmo uma gravidez.

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.