Como é a imagem de quem tem astigmatismo?

Perguntado por: sassuncao . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

O astigmatismo é uma condição da visão causada por irregularidades na córnea ou no cristalino. Essas irregularidades fazem com que o olho tenha vários pontos focais e, portanto, a imagem que se forma na retina é borrada.

Astigmatismo – Na sua grande maioria acontece por uma irregularidade da curvatura da córnea, deixando a imagem distorcida ou sombreada . Os raios de luz que formam a imagem não chegam ao mesmo ponto na retina, deixando a visão embaçada, sem nitidez e foco.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Pessoas que têm astigmatismo também podem ter maior sensibilidade à luz. Isso acontece por conta do erro refrativo na formação da imagem, causando maior sensibilidade à luz quando expostas em ambientes muito claros. Outro fator que pode causar sensibilidade à luz é a enxaqueca.

A cirurgia de astigmatismo, também conhecida como LASIK ou refrativa ocular, utiliza o laser para moldar a córnea em formato esférico. Com isso, é possível corrigir o erro de convergência e de formação da imagem, evitando a sensação de duplicidade e a falta de nitidez.

O médico ou médica pode diagnosticar seu grau de astigmatismo emitindo um feixe de luz no olho e colocando várias lentes diferentes entre a luz e seus olhos. Esse teste é chamado de retinoscopia.

Em uma receita que contenha dioptria, o astigmatismo é representado pelo sinal “– Negativo” (exemplo: -2,00) no campo Cilíndrico (CIL), porém, sendo que em alguns casos é usado o sinal “+ positivo”. O astigmatismo é corrigido com lentes cilíndricas ou tóricas, e sua espessura varia conforme a dioptria.

Apesar do astigmatismo diminuir a capacidade de focar imagens em qualquer hora do dia, durante a noite o problema é maior pois os pontos luminosos dos faróis, lâmpadas, semáforos e etc., sofrem distorções pelo erro refrativo, levando à um desconforto maior.

Se você recebeu o diagnóstico de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (vista cansada), deverá adquirir um dispositivo de correção visual adequado ao problema, conforme a orientação do médico. Os óculos para descanso, por si só, não servem para solucionar outros problemas de visão.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo. Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição. O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser.

O que são? A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

Os defeitos refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, causam a dificuldade para enxergar de perto e/ou de longe. Eles levam à formação pouco nítida de imagens em certas condições e exigem um esforço maior para ver com clareza. Diante disso, são grandes responsáveis pela tontura.