Como é a prova do ICAO?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
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A prova da ICAO é dividida em 4 etapas e aplicada por um examinador credenciado em inglês. Prova totalmente verbal, tendo bate papo informal sobre sua vida e carreira, bate papo técnico, fonia, interpretação de fonias, e discussão sobre possíveis panes.

Porque o custo aproximado para realizar o exame varia pouco de instituição para instituição e é em torno de R$ 1000,00. Em alguns lugares pouco mais de R$ 900,00 e em outros pouco menos de R$ 1100,00, por isso pode-se estimar o custo médio em torno de R$ 1000,00.

O teste da ICAO (International Civil Aviation Organization) é um exame de proficiência em língua inglesa desenvolvido para avaliar as habilidades de comunicação dos pilotos em um contexto aeronáutico. É um requisito importante para a obtenção de licenças de piloto em diversos países, incluindo o Brasil.

1 A OACI adota os seis idiomas oficiais do sistema das Nações Unidas, a saber, inglês, espanhol, francês, russo, mandarim e árabe. As sessões da Assembleia, Conselho e seus Comitês, Comissão de Navegação Aérea e reuniões de painéis são normalmente conduzidas nesses seis idiomas.

Agência especializada das Nações Unidas que tem por objetivo o desenvolvimento de princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.

Não há limites de vezes para se refazer a prova, mas há o preço. Cada prova custa R$ 86,42 para ser realizada, totalizando R$ 432,10 para as 5 matérias. O valor tem de ser pago a cada vez que o candidato for refazê-la, inclusive nas ocasiões de Segunda Época.

As normas do ICAO exigem agora que todos os pilotos de vôos internacionais, assim como todos os controladores de vôos que prestam serviços aos vôos internacionais devem possuir um nível mínimo de domínio do inglês. Este nível de inglês é conhecido como Nível Operacional ICAO 4.

ANEXOS DA OACI: AS REGRAS DA AVIAÇÃO MUNDIAL. Os padrões e práticas recomendados pela OACI estão contidos em 19 anexos à Convenção de Chicago, cada um dedicado a um tema.

Contudo, a escola CEAB acumula mais de 20 anos de experiência formando diversos profissionais da aviação, porém, é classificada como uma das melhores e mais conceituadas escolas de aviação do Brasil.

A validade do ICAO 4 é de 3 anos. Sendo assim, coloque na cabeça a seguinte frase: você nunca vai “tirar o ICAO” e “se livrar desse problema”, pois sempre terá que revalidá-lo e, caso nesses 3 anos você não siga se preparando adequadamente, você perderá seu Nível Operacional e terá que correr atrás de tudo novamente.

O teste para PP está dividido em cinco grupos distintos: o primeiro sobre as matérias de Regulamentos de Tráfego Aéreo, Regulamentação da Aviação Civil e SIPAER; o segundo sobre Meteorologia; o terceiro sobre Navegação Aérea; o quarto sobre Teoria de Voo; e o quinto com a matéria de Conhecimentos Técnicos.

Inglês para pilotos: um conhecimento obrigatório
Ter proficiência em inglês é parte dos requisitos para que pilotos e controladores de tráfego aéreo sejam totalmente qualificados a atuar em suas profissões, com o objetivo de melhorar as comunicações e promover a segurança no céu.

Durante o processo, os candidatos realizam provas de conhecimento técnicos, portugês, raciocínio lógico e de língua estrangeira. Por esse motivo, é importante o domínio de um segundo idioma no âmbito profissional. A maioria das companhias aéreas sugerem duas opções de entrevista inglês ou espanhol.

A Organização da Aviação Civil Internacional, também conhecida por sua sigla em inglês, ICAO (International Civil Aviation Organization), é uma agência especializada das Nações Unidas criada em 1944 com 191 Estados Membros. Sua sede permanente fica na cidade de Montreal, Canadá.

O Anexo 19 (“Applicable” desde 14 de Novembro 2013) da ICAO documenta, suporta e obriga a uma evolução contínua da segurança operacional, através de uma estratégia de gestão preditiva, proactiva e preventiva, com o objectivo de melhorar o desempenho safety de todos os service providers estabelecidos.

O Brasil é um dos membros-fundadores e dispõe de um representante permanente junto ao Conselho da OACI, atualmente o embaixador Norberto Moretti. A Delegação Permanente Brasileira é chefiada pelo MRE e é assessorada tecnicamente pelo DECEA e pela ANAC.

Não é difícil, mesmo. É raro um aluno nosso que não consegue passar na prova da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. A ANAC não exige que você faça um curso e frequente salas de aulas. Você pode comprar os livros, estudar em casa, fazer as provas na agência e só depois de aprovado, pisar em um aeroclube.