Como é definido o panteísmo?

Perguntado por: iAvila . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O panteísmo é uma posição religiosa e metafísica que sustenta a concepção da imanência de Deus em relação ao mundo. Michael Levine (1994, p. 1) define-o desta forma: “existe uma Unidade todo-inclusiva que é divina”.

O panteísmo, que diz respeito às religiões que possuem como divindades máximas os elementos da natureza e todo o Universo e o animismo, atribuição de entidades divinas aos elementos do cosmo e aos elementos da natureza.

O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente,ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos.

Politeísmo é um sistema religioso que consiste na crença em diferentes divindades. Nas sociedades politeístas são admitidas as existências de múltiplos deuses, normalmente cada um dedicado a uma característica particular da natureza, como: deus do trovão, deus do sol, deusa da chuva, deusa da terra e etc.

Outras religiões politeístas são o hinduísmo, do sul da Ásia, e os diversos cultos indígenas da América. Quanto às religiões de um só Deus, as que têm mais seguidores hoje em dia são o cristianismo, o islamismo e o judaísmo.

Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.

Deus é descrito como o ser supremo onipotente, onipresente e onisciente, criador de todo o universo. Na Bíblia, é representado dando a entender que se trata de um ser, um indivíduo com uma forma semelhante à de um ser humano. O pai criador de tudo que existe. Segundo KARDEC, 2003, p.

É nisso que os panteístas acreditam, que tudo o que existe é uma única substância. Nós chamamos a essa substância de Deus.

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.

O panenteísmo de Krause se opõe ao panteísmo e nega que o mundo seja Deus, ou que tudo seja divino. Opõe-se também ao teísmo e nega que Deus seja transcendente ao mundo.

De todas as religiões monoteístas, o Judaísmo é a mais antiga.

Diferença entre Teísmo e Deísmo
Ao contrário das bases do teísmo, que consiste na tradição e revelação direta das informações dos antepassados, o deísmo se fundamenta na razão, no livre pensamento e nas experiências pessoais.

Atualmente, o panteísmo adquire um carácter sincrético composto por outras religiosidades que se assemelham pela relação de contemplação do homem com a vida e o ambiente, abarcando o naturalismo, paganismo, indigenismo, xamanismo, filosofia pré- socrática, taoismo e zen budismo.

Mais de 330 milhões de deuses são adorados, mas alguns são mais famosos que outros.