Como é dividido o texto normativo?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O texto normativo deve possuir 3 (três) partes básicas, consubstanciadas na parte preliminar, na parte normativa e na parte final.

As normas são dispostas em artigos, que geralmente se indicam pela abreviatura “art.” Artigos podem adotar divisões em parágrafos, incisos e alíneas, quando necessário. Às vezes se usa o termo caput em textos jurídicos. Significa “cabeça”, em latim.

A Constituição Federal é um exemplo de texto normativo. Esse gênero textual é aquele que integra um conjunto de regras, normas e preceitos. Destina-se a reger o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade.

Quanto à função legislativa, cabe ao Congresso, por suas duas Casas, legislar sobre as matérias de competência da União, mediante elaboração de emendas constitucionais, de leis complementares e ordinárias, e de outros atos normativos com força de lei.

De um lado, o texto normativo, que se confunde com a lei, com o direito posto; d'outra banda, a norma jurídica, criada pelo intérprete, a partir do texto (ainda que carregado de variações semânticas) e da realidade particular experimentada no momento da interpretação, e não da realidade que permeou a elaboração do ...

Os textos normativos podem ser encontrados no meio jurídico, em escolas, condomínios, no ambiente de trabalho, em contratos, etc.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões.

O REGULAMENTO É UM TEXTO NORMATIVO QUE ENGLOBA UM CONJUNTO DE REGRAS, NORMAS E PRECEITOS, DESTINADO A REGULAR O FUNCIONAMENTO DE UM GRUPO OU DE UMA DETERMINADA ATIVIDADE. A ESTRUTURA DE UM REGULAMENTO PODE SER MAIS OU MENOS ELABORADA, DE ACORDO COM O TIPO DE REGULAMENTO E DOS OBJETIVOS VISADOS.

Inciso – É usado como elemento discriminativo do caput de um artigo ou de um parágrafo. Os incisos podem se desdobrar em alíneas. Alínea – É o desdobramento dos incisos.

Podendo essa estrutura ter forma simples (somente o caput) ou possuir subdivisões – como incisos, alíneas e parágrafos. Segundo a disciplina do ordenamento jurídico brasileiro sobre a estruturação das leis, mais precisamente do seu Art.

Que se relaciona com a norma, com o considerado normal, habitual, regular, bom, correto: nesta sociedade é preciso viver de modo normativo. [Por Extensão] Que estabelece regras de conduta e/ou modos de se portar.

Um texto didático ou didactico precisa ser objetivo, prezar pela impessoalidade, além de também fazer uso de uma linguagem que é acessível ao leitor, no tocante ao seu nível de conhecimento. A mensagem que é transmitida também precisa ser a mais clara possível, havendo ainda coesão.

A lei 13.146/2015 instituiu o estatuto da pessoa com deficiência para assegurar e promover condições de igualdade, exercício dos direitos e das liberdades fundamentais. E, com isso, realizar a inclusão social e a cidadania de todas as pessoas com deficiência...

São eles: proposta de emenda à Constituição, projeto de lei (complementar, ordinária e delegadas), projeto de resolução, requerimento (de informação, de voto de aplauso, entre outros) e, também, emenda.

No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores. No plano estadual, este poder é exercido pelas Assembleias Legislativas por meio dos deputados estaduais.

- Quórum qualificado: é qualquer quórum superior ao de maioria simples, podendo ser de: 2/3 dos membros da Câmara (28 votos), o exigido para aprovação de proposições que versem sobre plano diretor; parcelamento, ocupação e uso do solo; código tributário; dentre outros temas previstos na Lei Orgânica do Município.

Continuar lendo Quem faz ato normativo?