Como é feita a cirurgia nos testículos?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

É feita uma incisão na virilha e o testículo é retirado do escroto através dessa abertura. Um corte é feito através do cordão espermático que liga o testículo ao abdome. Todos os estágios do câncer de testículo são normalmente tratados com este tipo de cirurgia.

O cirurgião urologista tem uma excelente visibilidade para realizar a cirurgia para o tratamento de tumor no testículo, já que a cirurgia robótica em comparação com a cirurgia aberta, garante uma visão mais aprimorada e tridimensional da área a ser tratada.

Possivelmente, sim. Muitas crianças e adolescentes têm retração de testículos e algumas vezes cirurgias são feitas para evitar essa subida. E, mesmo que eventualmente tivesse acontecido alguma coisa com esse testículo, o outro ainda seria suficiente para ter filhos.

No entanto, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores a partir de R$ 3.000,00. Se você quer saber mais sobre realizar essa cirurgia na rede particular, clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você.

Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.

O câncer de testículo é o tumor que mais afeta homens jovens --dos 15 aos 40 anos. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), ele corresponde a 5% dos casos de tumores malignos entre os homens, afetando entre três e cinco indivíduos a cada 100 mil. Os índices de cura chegam a 100% quando diagnosticado precocemente.

Além dos sintomas listados, o Câncer de Testículo em estado avançado pode gerar sinais como dor na parte inferior das costas, falta de ar, dor no tórax, tosse (podendo ou não expectorar sangue), dor abdominal e dores de cabeça. Esses sinais se relacionam a metástase do câncer de testículo para outros órgãos.

Para os casos de câncer de testículo nos estágios intermediários e avançados, o tratamento pode incluir quimioterapia e radioterapia, além da cirurgia. Em geral, quando essas terapias complementares são necessárias, o tempo médio de duração do tratamento é de quatro a seis meses.

O que é cisto no testículo? Um cisto é uma pequena bolsa formada por acúmulo de líquido, que pode ser causado por diversas razões, como infecções, obstruções e genética. Um cisto no testículo ocorre quando essa alteração se forma na região testicular.

A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.

Sintomas da torção testicular
Ocorre o desenvolvimento súbito de dor intensa no testículo. O inchaço ocorre logo depois. Pode parecer que a dor provenha do abdômen, e existe a possibilidade de surgirem náuseas e vômitos. Às vezes, ocorre febre.

O escroto ficará inchado por cerca de 2 ou 3 horas após a cirurgia. Aplicar compressas de gelo na área e deitar de costas o resto do dia pode ajudar, sempre tomando o cuidado de movimentar um pouco os pés e as pernas pelo menos a cada duas horas. Vestir roupas confortáveis também pode ser mais agradável.

Se ambos os testículos são removidos, as células espermáticas não podem ser produzidas e o homem torna-se estéril. Além disso, sem testículos, o homem não produz mais testosterona (hormônio sexual masculino). Ele terá de tomar suplementos hormonais, sob a forma de gel ou adesivo.

Descubra a seguir os principais testes de fertilidade que vão ajudar no diagnóstico.

  1. Ultrassom transvaginal. ...
  2. Espermograma. ...
  3. Dosagem hormonal. ...
  4. Histeroscopia diagnóstica.