Como é feita a transmissão digital?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Basicamente, os dados podem ser transmitidos de duas forma: paralela ou serial. Na transmissão paralela, vários bits (um conjunto) são transmitidos simultaneamente. Na transmissão serial, os bits são transmitidos um após o outro, o que exige apenas um par de fios.

O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.

O televisor recebe os sinais correspondentes a cada linha e os coloca na tela na mesma sequência com que foram gerados. Desta forma são reproduzidos os 30 quadros por segundo velocidade suficiente para que nossos olhos percebam a passagem de um para outro.

Toda televisão precisa captar a informação, que vem em ondas eletromagnéticas parecidas com ondas de rádio (elas são emitidas pelos canais que produzem os programas, por meio de um sistema de antenas). É por essas ondas que as imagens e sons chegam até a TV.

Existem três formas de transmitir informação: simplex, half-duplex e full-duplex.

Os transmissores de TV Digital são dispositivos fundamentais para a distribuição de sinais de televisão em formato digital. Esses sistemas avançados revolucionaram a maneira como o conteúdo de TV é transmitido, oferecendo imagens de alta definição, som aprimorado e até mesmo recursos interativos.

Os elementos de transmissão mecânica são peças que possibilitam a transmissão de potência, torque e rotação para uma máquina acionada em uma operação industrial. Os principais elementos são: acoplamentos, redutores e motoredutores, correias, engrenagens, cabos de aço, polias, correntes, eixos e rolamentos.

Como a transmissão do novo sistema é feita através de UHF, ninguém precisa comprar antena especial para receber conteúdo digital das emissoras de TV, basta utilizar a boa e velha antena interna ou externa.

A recepção terrestre digital ocorre normalmente através de antena UHF e em alguns casos através de antena VHF (alta). Existem muitos formatos dessa antena, contudo a mais conhecida, usual e recomendada é aquela no formato de espinha de peixe, instalada no lado externo das residências.

Televisores. Para receber o sinal digital, é preciso ter um aparelho de televisão com conversor embutido, ou colocar um conversor. Os aparelhos mais recentes possivelmente têm conversor embutido. É preciso conferir pelo menu da TV ou pelo manual do aparelho.

Um sinal elétrico analógico é aquele que varia no tempo de forma contínua, enquanto que um sinal digital aparece sob a forma de dígitos, isto é, valores traduzidos por códigos ou números.

Diferenças entre sinal analógico e digital
Sobretudo, o sinal digital é mais confiável e estável, é composto de uma tecnologia de transmissão mais avançada, oferecendo sinal de qualidade e acabando com os chuviscos na TV, muito comuns no formato analógico.

Enquanto a transmissão analógica utiliza ondas eletromagnéticas contínuas, a transmissão digital utiliza uma corrente de bits, em códigos binários, utilizadas também na linguagem digital de computadores, CDs e DVDs, e celulares, que transforma sons, imagens, textos, gráficos em bits.

Maior estabilidade do sinal
A transmissão digital oferece a imagem com mais estabilidade. Isso significa a ocorrência de menos quedas no sinal e interferências, ou seja, menos efeito de chuvisco ou interrupções da transmissão devido às más condições do tempo, como a chuva, os raios e as tempestades.

Para receber ou transmitir um sinal de satélite é preciso então de uma antena com formato de uma parábola, daí o nome Parabólica, no centro dessa parábola existe um guia direcional, sendo assim para que haja a comunicação, basicamente um controlador envia o sinal através do guia direcional e o prato da antena focaliza ...

Os cinco componentes de um sistema de comunicação de dados são o remetente (emissor), o receptor, o meio de transmissão, a mensagem e o protocolo.