Como é feito o gelo artificial?

Perguntado por: rpinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Ao contrário do gelo comum, esse gelo dura mais porque ele é composto por um gel a base de Polímero Acrílico, o que lhe garante mais tempo de eficácia na manutenção da temperatura.

Tech Gel é um gelo artificial que serve para manter baixas temperaturas, principalmente para produtos de 2° a 8°C. É utilizado para o transporte de materiais hospitalares, farmacêuticos, clínicos, veterinários, alimentícios entre outros.

Na antiguidade já se fabricava gelo através de processos rudimentares. Na Babilônia, Alexandre Magno mandava encher de água vasos de argila porosa e os mantinha, ao cair da tarde, presos a galhos de árvores. A água congelava pela ação do frio extremo da noite.

Para se preparar os gelos artificias do uso diário, basta coloca-los no congelador, como os gelos normais, só não será necessário colocar água, pois eles são lacrados e próprio para ser útil muitas vezes.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria. Ao adicionar sal ao gelo, a bebida congela mais rápido.

metro de consumo ( kg de GS / kg de produto ) para 12 horas de uso.

até 24 horas

Depois de preparar seu gelo em gel reutilizável para uso, você pode armazená-lo na geladeira por até 24 horas.

Primeiro, leve a água ao fogo até aquelas bolhinhas bem pequenas no fundo do recipiente começarem a se formar (cerca de 60ºC). Mas não deixe ferver: você não quer incorporar gases. Em seguida, despeje tudo em uma forma e leve à geladeira (na parte de laticínios, a cerca de -3ºC) para que o congelamento seja lento.

Totalmente atóxico e reutilizável, o +Gelo é um gelo gel flexível que pode ser utilizado no transporte de qualquer produto que precise ser mantido em baixa temperatura, com a vantagem de não molhar a embalagem ao descongelar.

O uso do gelo seco como produto de limpeza
Graças a este fato, indústrias químicas, gráficas, eletroeletrônicas e de processamento de alimentos têm usado o gelo seco para limpar seu maquinário. Isso dispensa a utilização dos produtos químicos que emitem substâncias poluentes no ar.

Na antiguidade já se fabricava o gelo através de processos rudimentares: Na Babilônia, Alexandre Magno mandava encher de água vasos de argila porosa e os mantinha, ao cair da tarde, presos a galhos de arvores. A água se congelava pela ação do frio extremo da noite. Tinha assim, o gelo.

Para armazenar o gelo, o processo utiliza apenas física, sem a necessidade de energia. Com um cano, colocado a uma altura de mais de 60m na montanha, ele capta a água derretida dos cumes das montanhas, que se solidifica devido ao ar mais frio, e o armazena em um local próximo.

Enquanto isso, o fim do comércio de gelo estava à vista antes mesmo de começar. Já em 1748 se sabia que era possível resfriar a água artificialmente com o uso de equipamentos mecânicos.