Como é feito o método de Kato-Katz?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Método de Kato-Katz

  1. Preparar um pequena quantidade de fezes em papel higiênico;
  2. Comprimir essa porção de fezes com a tela de metal (do kit); apenas os ovos dos helmintos e detritos menos passaram pela malha;

Métodos de concentração de fezes
Concentrando os parasitos baseando nas diferenças de densidade existente entre as formas dos parasitos e o material fecal ou fazendo com que certas larvas migrem para o material fecal e sejam concentrados no fundo de um funil.

A técnica de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz ou método de sedimentação espontânea consiste basicamente na mistura das fezes com água, sua filtração por uma gaze cirúrgica (ou parasitofiltro) e manutenção em repouso, formando uma consistente sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice.

O Kato-Katz é o método laboratorial adotado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como padrão-ouro para o diagnóstico da infecção humana pelo Schistosoma mansoni, sendo uma ferramenta de relevância clínica e epidemiológica, visto que permite classificar a carga parasitária do indivíduo ...

Kato-Katz é um método qualiquantitativo, muito usado para o diagnóstico de helmintos. Alguns helmintos como Schistosoma mansoni, Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e ancilostomatídeos podem ter sua carga parasitária avaliada8.

Existem três principais espécies de esquistossomose que são o Schistosoma mansoni, que predomina na África e na América do Sul, Schistosoma japonicum (que ocorre principalmente na Oriente Próximo) e o Schistosoma Haematobium (ocorre na África e Oriente Médio), nesta revisão discutiremos as manifestações clínicas da ...

O ELISA-IgM constitui-se em um método potencialmente útil para fins diagnósticos da esquistossomose, em indivíduos com baixa carga parasitária.

Schistosoma mansoni e Schistosoma japonicum alojam-se normalmente em pequenas veias do intestino. Alguns ovos fluem de lá pela corrente sanguínea até o fígado. A inflamação resultante do fígado pode causar cicatrizes e aumento da pressão nas veias que levam o sangue do trato intestinal ao fígado (vasos portais).

O método de sedimentação espontânea por Hoffman, Pons e Janner (1934) é indicado principalmente para pesquisa de ovos de Schistosoma mansoni, serve também para a de ovos e larvas de outros vermes, sendo o mesmo de fácil execução e baixo custo.

O exame direto é baseado na pesquisa da Leishmania sp. em aspirado de lesões cutâneas, medula óssea, linfonodo, baço ou raspado das bordas das lesões. Neste exame é feita a pesquisa direta das formas amastigotas do parasita.

Evacuar em um recipiente limpo, seco (plástico ou jornal). Não contaminar o material com urina, terra ou água do vaso sanitário. Transferir uma pequena porção para o frasco fornecido pelo laboratório e fechar bem. Não encher o pote com as fezes, o recomendável é até a metade.

Método de Faust é um exame parasitológico de fezes, que consiste na centrífugo-flutuação em sulfato de zinco. As fezes são homogeneizadas em água filtrada,e centrifugadas até a solução tornar-se clara. Após isto, ressuspende-se a solução com sulfato de zinco a 33%, densidade de 1,18 g/ml. Centrifuga-se novamente.

Coletar 3 amostras, podendo ser em dias consecutivos ou alternados; Não há necessidade de manutenção sob refrigeração, pois o frasco de coleta já possui o líquido conservante, que preserva o material; e. Após a primeira coleta, colher as outras amostras no prazo máximo de 7 dias.

1- Colocar duas a três gotas de salina a 0,85% em uma lâmina de vidro. 2- Tocar com a ponta de um palito em vários pontos das fezes, transferindo uma pequena porção para a lâmina de microscopia. 3- Espalhar as fezes, fazendo um esfregaço e examinar ao microscópio.

O método-padrão, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o Kato-Katz, desenvolvido em 1972 pelo ex-professor da UFMG Naftale Katz, atualmente pesquisador da Fiocruz Minas. A técnica identifica a presença de ovos do parasito por meio da análise das fezes do paciente.

Todos os públicos

  • Presencial. Os Lacens ou Centros de Saúde podem encaminhar as amostras, por meio de um colaborador dos Lacens ou Centros e são entregues diretamente ao Laboratório de Esquistossomose Sala: 203 Andar: 2, da Avenida Augusto de Lima, 1715, Barro Preto, Minas Gerais.
  • Postal.

Os métodos mais empregados são os que permitem o diagnóstico de vários parasitos, os que são de fácil execução e mais baratos. São eles: sedimentação espontânea (Hoffman, Pons e janer) e os da centrifugação (MIFC e Ritchie), constituindo-se os métodos de rotina do EPF.

Exame parasitológico de fezes (EPF)
Teste usado para encontrar parasitas que causam diarreia, fezes soltas ou aquosas, cólicas, flatulência (gases) e outras doenças abdominais.

A técnica de Lutz como método para detecção de parasitoses intestinais mostra-se com grande eficiência, baixo custo e de cômoda execução, sendo muito utilizada nos laboratórios que realizam testes diagnósticos para enteroparasitoses.