Como é o artesanato brasileiro?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O artesanato brasileiro é um dos mais expressivos do mundo e se manifesta de várias formas. Os artesãos, com sua criatividade e habilidade, produzem peças que fazem sucesso tanto no Brasil como no mundo. Grande parte das peças produzidas no artesanato brasileiro são de grupos de artesãos de pequenas cidades.

Os indígenas são os primeiros artesãos brasileiros, pois antes mesmo da chegada dos portugueses, no século XV, eles produziam manualmente diversos itens, como cestos, cerâmicas, tinturas, armas de arco e flecha, ornamentos de penas e plumas, além das vestimentas, máscaras, tinturas e a própria moradia.

Quais são os 8 tipos de artesanatos mais vendidos?

  • Crochê e tricô Apesar de serem duas técnicas diferentes, o resultado final pode acabar muito similar, não é mesmo? ...
  • Cosméticos artesanais. ...
  • Velas terapêuticas. ...
  • Acessórios. ...
  • Artesanatos com reciclagem. ...
  • Macramê ...
  • Biscuit. ...
  • Artesanato em feltro.

O artesanato ocupa um lugar de destaque no âmbito das atividades econômicas. A atividade artesanal apresenta-se como fonte de emprego e renda para mais de 8,5 milhões de pessoas no Brasil, e movimenta cerca de 28 bilhões de reais ou 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina.

O artesanato é uma forma de expressão cultural que remonta séculos atrás e desempenha um papel fundamental na preservação da identidade e tradições de um povo. No contexto brasileiro, o artesanato possui uma importância notável, pois representa a diversidade cultural e regional do país.

O artesanato, portanto, pode ser entendido como uma dessas formas de manifestações artísticas da sociedade, pois carrega questões sociais e de ancestralidade, a combinação entre a tradição e o contemporâneo, a transmissão de conhecimento entre gerações e, também, importância econômica em nível nacional.

O artesanato é uma técnica manual que dispensa a utilização de máquinas automatizadas para a criação de peças e produtos. Basicamente, faz a transformação de uma matéria-prima em objetos úteis para o consumidor. Dessa forma, apenas um indivíduo é responsável por todo o processo de produção da peça.

A especialista destaca a função econômica, social e de preservação cultural das peças produzidas à mão. “Além do poder de dar qualidade de vida, o artesanato movimenta a economia, gera emprego e renda para milhares de famílias Brasil afora.

5 principais tendências de artesanato para 2021 e 2022

  1. Enxovais e decoração infantil. Tudo que envolve crianças tem aquele toque de fofura e delicadeza. ...
  2. Crochê e tricô ...
  3. Cosméticos artesanais. ...
  4. Feltro. ...
  5. Acessórios da moda.

As Tipologias do Artesanato
As matérias-primas do artesanato podem ser de origem mineral, vegetal, de animal.

O artesanato brasileiro com papel está presente em cestos, esculturas, peças decorativas, origamis e até na caligrafia. A técnica de papel machê, por exemplo, permite criar peças estilosas e sustentáveis.

O artesanato brasileiro movimenta em torno de R$ 100 bilhões por ano – cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país – gerados pelos cerca de 8,5 milhões de artesãos espalhados por todos os estados. Grande parte são mulheres que encontram no ofício o principal meio de sustento de suas famílias.

A Região Sudeste
Devido ao seu intenso fluxo cultural, o artesanato é muito diversificado. Os artesãos são muito criativos, utilizando fibras de coco, taquara, cipó e bambu para confeccionar cestos, balaios e abanos, acessórios indispensáveis devido às altas temperaturas da região.