Como e o cerebro de um peixe?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Os cérebros dos peixes vivos com nadadeiras raiadas exibem características estruturais não vistas em outros vertebrados, principalmente um prosencéfalo que consiste em tecido neural que se dobra para fora, de acordo com o estudo. Em outros vertebrados, esse tecido neural se dobra para dentro.

Os peixes apresentam um coração formado por duas câmeras, que estão em sequência: um átrio e um ventrículo. Nesse caso, o coração recebe apenas sangue rico em gás carbônico, que segue em uma única direção.

Alguns crustáceos, lulas e polvos, por exemplo, têm sangue azul devido à hemocianina proteica, substância que contém cobre e transporta o oxigênio no corpo desses animais, diz Stephen Palumbi, biólogo marinho da Universidade de Stanford, nos EUA.

Batizado de Little Prince, o fóssil mantém parte importante da estrutura original do animal inalterada, algo raro.

O Tiranossauro rex Stan teve a mesma origem e destino de seus companheiros. Esse foi vendido por US$ 31,8 milhões em 2020, tornando-se o fóssil mais caro da história. Mais tarde, descobriu-se que o esqueleto foi comprado pelo Museu de História Natural de Abu Dhabi, que planeja exibir a aquisição em 2025.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinopeixepeixes
Femininopeixapeixas

Tilápia. A tilápia é a mais famosa do Brasil! Seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias.

Descobriu-se que a arraia tinha 4 metros de comprimento e pesava 661 quilos, que o Guinness World Records reconheceu como o maior peixe de água doce já registrado em 2022. A descoberta estimulava os esforços de conservação para proteger esses gigantes.

Embora a maior parte dos peixinhos consiga respirar somente na água, por meio das brânquias, existem, sim, alguns peixes pulmonados! Estes possuem tanto brânquias quanto pulmões, o que os permite respirar dentro e fora d'água.

No coração dos peixes, composto por duas cavidades (uma aurícula e um ventrículo), circula apenas sangue venoso. O sangue venoso, proveniente de todo corpo, entra na aurícula, através do seio venoso.

Coração de Boi : Também é uma isca muito apreciada por uma infinidade de peixes como piapara, piau, piava, pacú, mandí, etc...

Lagartos do gênero Prasinohaema são totalmente verdes. Não é fruto da sua imaginação: os lagartos escíncidos Prasinohaema, naturais da ilha de Nova Guiné, realmente têm o sangue, ossos e tecidos verdes, e um cientista está tentando descobrir por quê.

Hematófago é um grupo de animais ou parasitas que se alimentam de sangue. De mais de 1 milhão de espécies descritas, apenas cerca de 300 a 400 espécies se alimentam de sangue. Os grupos mais conhecidos de seres que se alimentam do sangue são os piolhos, pulgas, mosquitos, flebotomíneos, simulídeos, e insetos.

Há um grande vaso sanguíneo ao longo das costas da minhoca, chamado vaso sanguíneo dorsal. Ele lança o sangue para a frente (em direção à cabeça) e é o principal "coração" desses animais. Mas há ainda os vasos chamados de "corações laterais". Eles enviam o sangue, com muita pressão, do vaso dorsal para o ventral.

Agora, o mistério finalmente acabou. O T. rex de 11,7 metros de comprimento e 4 m de altura será a atração principal do novo museu de história natural de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

Uberabatitan, o colosso. Eis o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. "O Uberabatitan ribeiroi era enorme, chegava a 26 metros de comprimento", estima Anelli.