Como é o rito inicial da Missa?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os ritos iniciais são: a entrada, a saudação, o ato penitencial, o kyrie, o Glória (nos Domingos, Solenidades e Festas) e a oração do dia (chamada de oração coleta). Antes de falarmos da Liturgia da Palavra nos deteremos em dois momentos dos ritos iniciais: o Ato Penitencial e o Hino de Louvor.

Tempos litúrgicos são divididos em 3 ciclos. O Ano litúrgico da Igreja, de doze meses, é dividido em tempos litúrgicos, onde se celebram os mistérios da vida de Cristo, assim como os Santos. O Ano Litúrgico tem três ciclos, anos A, B e C, que se repetem. Cada ano tem uma sequência de leituras próprias.

A primeira leitura é tirada do Antigo Testamento, em sintonia com o Evangelho. A segunda, quando houver, é tirada dos apóstolos. Terminada a coleta, estando todos sentados, o leitor se dirige ao ambão (mesa da Palavra) e recita a primeira leitura.

Sequentia (plural: sequentiae), ou em português sequência, é um canto do próprio da missa na liturgia da Igreja Católica. É um canto gregoriano com texto autoral, diferente da grande maioria do repertório gregoriano que tem seus textos retirados da Bíblia, principalmente do Salmos.

Quando o padre levanta a hóstia e O cálice na Santa Missa o que devemos fazer? É um costume piedoso na Igreja Católica: fazer uma breve oração interior no momento em que o padre eleva a hóstia consagrada e o cálice na Missa.

O lado direito é reservado ao noivo.
Isto é, padrinhos e madrinhas, pais e familiares. Quando o noivo chega ao altar, ele se posiciona no lado direito de frente aos bancos para recepcionar os demais no cortejo e aguardar a noiva. A mãe ou acompanhante, se houver, fica uns passinhos atrás dele, até o cortejo terminar.

Liturgia Eucarística, ou Rito Sacramental, é a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo. Em seguida, o noivo entra de braços dados com sua mãe – ou alguém que ele tenha escolhido para este momento.

Neste último artigo, vamos tratar das festas e dos tempos especiais durante o Ano Litúrgico. Os tempos litúrgicos são divididos em Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma e Tempo Pascal.

Como dissemos o Ano Litúrgico é cíclico e por isso o ano litúrgico é dividido em: Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma, Tempo da Páscoa e Tempo Comum.

branco (Páscoa) verde (Tempo Comum) vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes) violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)

Salmo Responsorial

Salmo Responsorial: após a Primeira Leitura, vem o "SALMO RESPONSORIAL", é uma resposta à mensagem proclamada para ajudar a Assembléia a rezar e a meditar na Palavra que acaba de ser proclamada. Deve ser, preferencialmente, cantado.

Primeira Leitura, Salmo Responsorial, Segunda Leitura, Aclamação ao Evangelho, Proclamação do Evangelho, Homilia, Profissão de Fé e Oração da Comunidade.

Um dos primeiros passos para ensinar a ler é mostrar o alfabeto à criança. Inicie apresentando quais são as vogais, já que elas pertencem a um grupo de apenas cinco letras e tendem a ser de pronúncia mais fácil. Depois, você pode apresentar as consoantes.

Reconheço e confesso, ó meu Deus, que sou uma miserável criatura, indigna das vossas graças, e, mais do que ninguém, de Vos receber na Hóstia Consagrada, onde estais por amor de mim. E reconheço e confesso que sois Deus eterno, omnipotente. Infinitamente bom e santo.

Peça ao Senhor que lhe conceda as graças e bênçãos necessárias para a sua conversão e salvação, bem como de sua família. É a hora de apresentar ao Divino médico as feridas da nossa alma, nossas angústias, tristezas, mágoas. Enfim, é a “hora da graça”. Não deixe passar em vão essa hora tão preciosa.

A Santa Missa é dividida em duas partes. Uma que faz a Celebração da Palavra e a outra em que acontece a Celebração Eucarística. Mas também podemos dizer que ela é dividida em Ritos Iniciais, Rito da Palavra, Rito Sacramental (ou Rito Eucarístico) e Ritos Finais.

Vinte e seis anos depois, ou seja em 1973, o Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa estabeleceu: “Os que vão comungar abstenham-se de alimentos e bebidas, excepto água ou remédios, pelo espaço de ao menos uma hora antes de receberem o Sacramento.