Como é o título de uma notícia?

Perguntado por: nassuncao . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 12 votos

A notícia é formada por dois títulos. O título principal, também chamado de Manchete, sintetiza o tema que será abordado. O outro título, um pouco maior, auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado.

TÍTULO AUXILIAR (subtítulo, linha fina, complementa o título principal). LIDE (parágrafo de introdução que apresenta a síntese da notícia e contém as informações essenciais, as quais respondem as seguintes questões: (“o que aconteceu, quando, onde, com quem, como aconteceu?”).

A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo.

7 dicas para escrever títulos que geram resultados

  1. Foco na palavra-chave. Utilize a palavra-chave do seu texto no título. ...
  2. O título é a primeira impressão do seu texto. ...
  3. Todos adoram listas. ...
  4. Seja amigo do seu leitor. ...
  5. Simples, objetivo e atrativo. ...
  6. Seja exclusivo. ...
  7. Conteúdo em primeiro lugar.

O “títulodeve chamar a atenção do leitor para o fato noticiado. Ele resume o tema (assunto) e, na maioria das vezes, contém um verbo de ação. Depois do título, pode haver um “subtítulo”, que os jornalistas chamam de “breves” ou “linhas finas”.

Basicamente, chamamos de título a expressão inicial que introduz a redação, mostrando o assunto e o posicionamento do texto. Chamamos de tema o assunto a ser abordado: ele dará as diretrizes do texto ao expor a ideia que deverá ser defendida ao longo de uma dissertação.

“No título, o jornal indica duas coisas: informa sobre um assunto e mostra que informa. É no título que o acontecimento se expõe primeiro à compreensão dos leitores e é através dele que o jornal mostra o valor que atribui à informação.

Manchete – frase de destaque que tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Título auxiliar – em um tamanho um pouco maior, é o complemento da manchete e tem o objetivo de atrair o leitor.

Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes. A linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, atendo-se a representar a realidade dos fatos, sem inserir julgamento pessoal.

"O quê?": é necessário informar qual a notícia, exemplo: um homem foi preso, uma mulher ganhou na loteria; "Por que?": é preciso colocar uma breve explicação do motivo da notícia ter acontecido, exemplo: um homem foi preso após roubar uma casa; "Como?": explicar como a notícia aconteceu.

Passo a passo para se fazer uma notícia

  1. 1) Definição da temática. ...
  2. 2) Pesquisa sobre o tema/acontecimento. ...
  3. 3) Conhecimento do público-alvo. ...
  4. 4) Elaboração de título e subtítulo. ...
  5. 5) Início do texto: a importância do lide. ...
  6. 6) Uso de elementos complementares.

Por exemplo: “Tem notícia da nossa colega Maria Antônia?”. No jornalismo, uma notícia é um texto informativo de interesse público, que narra algum fato recente ocorrido no país ou no mundo. Seu conteúdo pode ser formado por um tema político, econômico, social, cultural, etc.

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

Nos títulos, geralmente, não há pontuação. Todavia, uma vez por outra, um ponto de interrogação ou de exclamação poderão aparecer no fim de um título. Algumas vezes poderá aparecer, por exemplo, uma vírgula: «Segredo, ritmo e metamorfose».

A resposta curta é que o título não é obrigatório. Mas existem detalhes importantes. Os alunos me perguntam muito se precisa colocar título na redação ou na prova discursiva em concurso público.

Não se deve pular linha após o título e muito menos entre um parágrafo e outro. Essa ação só gastará o espaço que você tem e ainda pode prejudicar a sua nota.

Um bom título deve ser claro
Além de demonstrar certeza sobre o assunto abordado, ela também pode ser convincente e persuasiva. Escreva, de forma sucinta e objetiva, o que você quer que o leitor compreenda. Fuja dos rodeios. Além de ficar com a impressão de que está sendo enrolado, o leitor pode se perceber confuso.

Primeiro, um bom título deve refletir o conteúdo do artigo. Segundo, um bom título deve ser interessante para o leitor. Terceiro, deve refletir o tom da linguagem do artigo. E em quarto, e último lugar, deve conter palavras-chave importantes que possam facilitar a sua pesquisa.