Como é o vazio do borderline?

Perguntado por: igomes7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O vazio, emoções intensas e a angústia têm de ser preenchidas de alguma forma e por isso não se estranha: Uma vulnerabilidade maior para álcool e drogas ilícitas. Promiscuidade e comportamentos de risco sexuais. Auto-mutilações.

Como a pessoa com transtorno de personalidade borderline não gosta de ficar sozinha, o esforço que ela faz para evitar o abandono aparece em forma de crises, como tentativas suicidas, despertando no outro o sentimento de resgate e cuidado com ele.

O humor pode mudar de euforia para tristeza, raiva ou intensa vergonha e autocrítica. As mudanças de humor também ocorrem noutras patologias, como na perturbação bipolar, no entanto, a diferença está na duração do humor. Na perturbação de personalidade borderline as mudanças são mais rápidas e irregulares.

O primeiro passo é “Regule as suas próprias emoções”. Quando a crise surge, é fácil responder de forma, também, emocional. A proposta é que pare, tome atenção ao seu corpo e à sua postura. Que mantenha uma expressão neutra e que consiga validar-se a si próprio, percebendo de onde surgem as suas emoções e aceitando-as.

As pessoas com borderline apresentam dificuldades de interpretar o estado mental de si mesma e dos outros, por isso, muitas vezes, interpretam de forma equivocada. Ou seja, uma simples falta de resposta pode ser vista como abandono.

As mulheres com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) apresentam grande necessidade de afeto e demandam atenção excessiva. Seu comportamento se dá de maneira disfuncional por meio de raptus furiosos e impulsivos tendo como alvo habitualmente pessoas do convívio mais íntimo.

Medo do abandono
Esse medo é um dos aspectos mais presentes, mesmo nos estágios iniciais. Os medos podem correr para tais extremos que, em algumas situações acabam optando pelo isolamento voluntariamente para evitar que outros o façam, sendo assim, preferem se afastar das relações antes de serem abandonados.

O medo do abandono também causa grande sofrimento para que tem Transtorno de Personalidade Borderline. Qualquer possibilidade de quebra de vínculo afetivo pode trazer reações negativas e afetar o bem-estar do indivíduo. Em alguns casos, esses sentimentos podem decorrer, inclusive, de sensações imaginárias de abandono.

6. O relacionamento pode ser ainda mais complicado com uma “Pessoa preferida”. É comum que a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline tenha uma pessoa pela qual desenvolvem absoluta adoração e entrega, além de passar a se espelhar nessa pessoa.

Quem tem borderline é manipulador ou mente muito? Por conta do comportamento mais agressivo e a instabilidade emocional dos pacientes borderlines, é comum que muitas pessoas o vejam como manipuladores ou calculistas, mas essa não é uma verdade.

Assim, a pessoa com borderline pode ir de uma imensa euforia a um sentimento intenso de raiva, depressão ou ansiedade. Já a duração dos episódios pode variar de horas a dias, e é justamente essa inconstância que dificulta o correto diagnóstico.

Famosos com Borderline ou com indícios do problema

  • Amy Winehouse;
  • Princesa Diana (Lady Di);
  • Angelina Jolie;
  • Marilyn Monroe;
  • Lindsay Lohan;
  • Britney Spears;
  • Monique Evans.

Contudo, o estabilizador de humor (como lítio ou lamotrigina) é uma alternativa medicamentosa indicada para grande parte dos casos de transtornos de ansiedade, depressão, transtorno bipolar e borderline.

5 CELEBRIDADES COM TRANSTORNO BORDERLINE:

  1. Princesa Diana (Lady Di) A Princesa Diana foi diagnosticada com Transtorno de personalidade limítrofe (TPL), o Borderline, após a sua morte. ...
  2. Marilyn Monroe. ...
  3. Amy Winehouse. ...
  4. Jeffrey Dahmer. ...
  5. Raissa Barbosa.