Como é que se escreve o nome pêssego?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

A palavra pêssego provém do latim «persicum pommum», ou seja, «fruto persa» ou «fruto que vem da Pérsia». A evolução fonética da palavra pode traduzir-se, em esquema, da seguinte forma: (1) «persicum» - (2) «persigo» - (3) «pêssigo» - (4) «pêssego».

[Informal] Menino bonito ou rapaz elegante.

Significado de Pessegueiro
substantivo masculino Árvore originária da Ásia, cujo fruto é o pêssego. (Família das rosáceas.).

Cedilha (Ç) é um sinal gráfico usado abaixo da letra C (Ç) quando essa consoante aparece antes das vogais A, O, U. A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.

A Ç não é uma letra, mas a junção da letra C com o sinal diacrítico (distintivo) cedilha. Ele não consta do alfabeto pela mesma razão que lá não está o Ã. Os sinais diacríticos do português são a cedilha, os acentos gráficos (agudo e circunflexo), o til e, até pouco tempo atrás, o hoje extinto trema.

O caroço do pêssego é um subproduto agroindustrial, sendo que, a amêndoa presente no interior do caroço apresenta potencial para utilização como alimento, devido aos teores de proteínas, lipídios, fibras e carboidratos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o Brasil foi responsável pela produção de 183,1 mil toneladas de pêssego, em cerca de 16 mil hectares colhidos. O maior estado produtor é o Rio Grande do Sul, com produção de 110,2 mil toneladas, em 11,8 mil hectares.

QU ou C. Existem algumas palavras na língua portuguesa que podem ser escritas com qu ou c sem que haja alteração do seu significado. Isso ocorre porque podem manter a grafia com qu do étimo latino ou sofrer uma adequação ortográfica baseada na fonética da sílaba, passando a ter a grafia c.

Por ser paroxítona — ou seja, ter a penúltima sílaba tônica — terminada em A, essa palavra não deveria ser acentuada, como tantas outras.

A palavra pêssego provém do latim persicum, que significa "da Pérsia" pois os romanos referiam-se a essa planta como malus persicum ou "maçã da Pérsia", uma referência ao largo cultivo da espécie no Irã (antiga Pérsia) durante a Antiguidade, de onde foi transplantada para a Europa.

A palavra pêssego tem acento circunflexo. The word “pêssego” has a circumflex accent.

Já palavras de origem indígena ou africana, ou derivadas de vocábulos terminados em “-ja”, ou resultantes da conjugação de verbos terminados em “-jar” ou “-jear” são escritas com J. Vale dizer que o uso de G ou J pode também depender da etimologia da palavra, isto é, de sua origem.

Exemplos: Itauçu, jacaré-açu, açafrão, açaí, açougue, açúcar, açucena, açude, araçá, cachaça, caçula, Iguaçu, miçanga, muçulmano, paçoca, Paiçandu, Paraguaçu.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

substantivo masculino Ch Pênis, cacete, pica. interjeição Usada para traduzir indignação ou admiração.

lá lá 2

  1. Naquele lugar.
  2. Na época de.
  3. Entre aquela gente.
  4. Usa-se com valor expletivo, geralmente de negação e exclamação (ex.: eu sei de que é que ele está a falar !).
  5. Usa-se com valor expletivo, geralmente depois de um imperativo, para incitar a comunicação (ex.: olhe , não se distraia).

Pesquisadores de universidades da Coreia do Sul descobriram que o chá, feito com a flor da espécie prunus persica – nome científico do pessegueiro -, diminui a taxa de açúcar no sangue e o armazenamento de gordura no corpo.

O pêssego pode ser consumido ao natural, sendo recomendado comer a fruta com casca para melhor aproveitamento dos nutrientes. Além disso, o pêssego também pode ser usado em preparações, como chás, bolos, iogurtes, saladas ou mousses.

Ela chega a atingir de 200 a 300 gramas, tem mais polpa e caroço pequeno. A fruta foi produzida a partir do cruzamento genético do pêssego com a nectarina. O produtor rural Norival Galo aceitou o convite da Embrapa para fazer testes com mudas experimentais, o que acabou dando certo.

A pereira é um membro da família Rosaceae. As flores são produzidas na primavera. Os frutos amadurecem em brotos que têm 2 ou mais anos de idade.

Continuar lendo Porque pêssego é caro?