Como é que se escreve verso?

Perguntado por: dpeixoto4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Versos é o plural de verso. O mesmo que: trovas, poemas, poesias.

O verso é cada uma das linhas que compõem um poema. Existem diferentes tipos de verso, que é classificado de acordo com o número de sílabas que ele possui.

Um verso é uma única frase em uma composição poética.
Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”.

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

Na linguagem literária, o verso representa cada linha da poesia, que juntas, formam a estrofe. A poesia é um tipo de texto lírico que utiliza recursos, por exemplo, a musicalidade, o ritmo e as rimas para dar maior ênfase ao discurso.

Nas composições poéticas, o verso é, simplesmente, uma única frase do texto. Em oposição à prosa, o verso é o elemento responsável por definir a poesia.

Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.

Na literatura, verso, estrofe e rima são elementos de ordem estética que compõem a estrutura de um poema. Por causa deles, conseguimos facilmente diferenciar os poemas dos textos em prosa, que apresentam parágrafos.

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

Como vemos acima, toda folha possui frente e verso, ambos capazes de receber impressão. A frente é a página ímpar e o verso a página par. Cada folha do material possui duas páginas, mesmo que estas não tenham sido impressas.

Em português, a medida de um verso é indicada pelo número de sílabas que ele apresenta. Os dois primeiros versos do poema Bilhete, do poeta gaúcho Mário Quintana, apresentam dez sílabas, isto é, são decassílabos. A contagem das sílabas métricas vai apenas até a última sílaba tônica do verso.

O soneto é uma forma fixa composta por catorze versos, formada de dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de três versos).

Faça a última palavra de um verso rimar com a última palavra do próximo verso. O tipo mais comum de rima em um poema é quando a última palavra ou sílaba de um verso rima com a última palavra ou sílaba de outro verso. Isso também é conhecido como rima externa.

Conta-se da primeira sílaba da primeira palavra até a sílaba tônica da última palavra do verso; o que vier depois é ignorado.

Os poemas de forma livre são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido, e não obedecem às formas fixas. Já os poemas de forma fixa sempre seguem a mesma regra em relação à quantidade de estrofes, versos e rimas.

Rondó: um poema formado por estrofe homogênea em formato de quadras (estrofes de quatro versos). Sextina: um poema composto por seis sextilhas( estrofes de seis versos) e um terceto (estrofe de três versos).