Como é ser um jovem no Brasil?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Ser jovem é querer ultrapassar limites, desprender-se da tutela dos pais e tornar-se independente. Ser jovem é querer correr contra o vento de cabelos soltos com uma roupa leve pra sentir o abraço do vento e o canto da liberdade sem se importar com a hora de voltar.

O jovem é um sujeito com valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares. Ser Jovem é estar imerso em uma sociedade com processos transitórios, a partir de uma NOVA conjuntura familiar, política e social estabelecida.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Ser jovem é querer correr contra o vento de cabelos soltos e sentir o gosto de liberdade percorrendo o corpo. O/a jovem muitas vezes é visto/a como irresponsável, em outros momentos também pode ser exigido que os/as mesmos se comportem como pessoas maduras e responsáveis.

Há consenso entre especialistas de que atualmente a juventude passa por uma fase de transição extremamente complexa, afetada por uma grave e inusitada combinação de fatores como o acirramento da violência e o aprofundamento da crise de trabalho e emprego.

A geração Z é caracterizada por jovens, antenados, descolados, proativos e autodidatas, que contam com um estilo de vida próprio. Ao contrário da geração anterior, os chamados millennials, a geração Z cresceu integrada à internet e à tecnologia, tendo acesso a uma grande quantidade de informações.

A diversidade é a principal característica dos jovens brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a juventude é composta por negros (61%), brancos (38%), amarelos (0,5%) e indígenas (0,4%).

Sobre seus sonhos pessoais, 55% citaram formação profissional e emprego (profissão dos sonhos, emprego ou educação/estudo), 15% querem uma casa própria, 9% desejam dinheiro, 6% querem ter uma família e 3% citaram bens de consumo como carros, motos e eletrodomésticos.

Estatuto da Juventude
No Estatuto, são considerados jovens os indivíduos entre 15 e 29 anos. Mas na sociedade pós-moderna esse período não possui um tempo fixo, podendo-se alongar ou até mesmo ser mais curto, devido às circunstâncias de cada sujeito e o contexto no qual vive.

“São consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.” - Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13).

Ser jovem é querer viver a vida como se o amanhã não existisse. Ser jovem é ir a uma festa para ser cobiçada, mas na hora “H” tirar o corpo fora. Ser jovem é querer ultrapassar limites, desprender-se da tutela dos pais e tornar-se independente.

O jovem precisa de oportunidade para que toda a sua potencialidade seja desenvolvida e colocada a serviço de sua vida e de seus semelhantes. Oportunidade à saúde de qualidade, à educação que realmente o forme para as exigências do mundo atual, oportunidade de emprego, de viver e atuar dignamente na sociedade.

É bastante influenciada por marketing e publicidades. Finalmente, chegamos a geração de jovens de hoje em dia, a Geração Y. Apesar de não terem nascidos diante a internet como a geração Z, tiveram oportunidade de acompanhar todo o desenvolvimento da mesma, acompanhando o excesso de informação, a super conectividade.

Veja, a seguir, uma lista com as principais dificuldades e desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho, acompanhados de dicas para superá-los!

  • Falta de experiência.
  • Grande competição para as vagas.
  • Conflito de gerações no ambiente de trabalho.
  • Falta de voz e respeito nas organizações.