Como é um advérbio de modo?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Advérbio de Modo: como o próprio nome diz, são as palavras que definem o modo da ação, ou seja, como ela ocorreu. Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar.

Locução adverbial de tempo: “nunca mais”, “mais tarde”, “de manhã”, “em breve”, entre outras. Locução adverbial de modo: “ao contrário”, “em detalhes”, entre outras. Locução adverbial de intensidade: “muito mais”, “muito menos”, “em excesso”, entre outras.

Indica comparação; tal qual: ele as ajuda como um religioso. Indica adição: no Brasil como no exterior. Etimologia (origem da palavra como). A palavra como deriva do latim "qumodo", quo modo, com sentido de que modo.

É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa.

Ao estudarmos sobre as classes morfológicas, ou seja, as classes gramaticais a que pertencem determinadas palavras, apreendemos que o termo “como” pertence aos pronomes e às conjunções.

Advérbios de lugar: longe, perto, aqui, ali, lá, junto, acima, abaixo, embaixo, atrás, adiante etc.

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Advérbios de tempo: agora, ainda, amanhã, anteontem, antes, breve, cedo, depois, então, hoje, já, jamais, logo, nunca, ontem, outrora, sempre, tarde, etc.

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

Na maior parte dos casos, um advérbio é formado pela inclusão da terminação -ly a um adjetivo. Se o adjetivo terminar em -y, substitua y por i e adicione a terminação -ly. Se o adjetivo terminar em -able, -ible ou -le, substitua -e por -y.

Dessa forma, temos três modos: o modo indicativo, o subjuntivo e o modo imperativo.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.

O modo é uma categoria gramatical associada ao verbo que se exprime através de sufixos de flexão. Por exemplo, na forma verbal <cantassem>, -sse- é o sufixo de flexão que dá a informação de modo conjuntivo e de tempo pretérito imperfeito.

Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.

Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente, entrementes.

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

As duas primeiras estão ligadas pela conjunção «como», por meio da qual se estabelece uma comparação e se introduz uma oração não finita cuja forma verbal é o gerúndio do verbo «ser» («sendo»).

Relaciona-se a um verbo ou a um adjetivo, exprimindo circunstância de intensidade ou de modo. Sintaticamente exerce a função de adjunto adverbial de modo ou intensidade: Como você se veste bem!