Como eliminar salmonela dos alimentos?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 6 votos

Ela recomenda temperaturas superiores à 70ºC, fritar os ovos pelo menos por dois minutos e meio, ferver ovos por pelo menos três minutos e leite por no mínimo cinco minutos. O cozimento de frango requer pelo menos 45 minutos, a temperatura que garante a morte da bactéria em todos os casos é de 80ºC.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

A temperatura de cozimento sugerida é de 74°C para eliminar qualquer presença de Salmonella spp.

As etapas necessárias para o isolamento e identi- ficação de espécimes do gênero Salmonella seguem uma seqüência que inclui as etapas de pré-enriqueci- mento, enriquecimento direto (seletivo), plaqueamento em meios semi-sólidos, análise bioquímica e tipificação sorológica (LITCHFIELD, 1973).

Os alimentos mais incriminados são: carne bovina, aves, suíno e ovos crus. Salmonella é uma bactéria que causa doenças em humanos e animais, através do consumo e da ingestão de alimentos contaminados.

Por isso, a única forma de saber que os sintomas são devido à infecção pela bactéria é por meio de exames laboratoriais, em que é feito o isolamento da bactéria no vômito, fezes ou no alimento que foi consumido.

Geralmente, ela é associada a alimentos de origem animal, mas também pode ocorrer em verduras e legumes que tiveram contato com água contaminada ou adubados com material fecal contaminado.

Como identificar a salmonella?

  1. Diarreia constante;
  2. Mal-estar geral;
  3. Cansaço constante;
  4. Fezes que apresentam sangue;
  5. Perda de apetite;
  6. Dor abdominal;
  7. Febre abaixo de 38ºC;
  8. Enjoos e vômitos.

A salmonela é destruída por irradiação. A presença de oxigénio aumenta o efeito letal da irradiação, que é máximo a temperaturas entre os 45 e os 55ºC. A salmonelose é considerada uma infecção zoonótica, uma vez que é uma doença de animais que pode ser transmitida a humanos.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...

A Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte.

Ao tentar higienizar os alimentos antes de cozinhá-los, algumas práticas podem acabar aumentando os riscos de infecção. É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo.

A Salmonella pode estar em muitos tipos de alimentos: carnes de origem bovina, suína, frango, ovos, frutas, vegetais. Mas também é encontrado em alimentos processados, como embutidos, tortas congeladas, nuggets de frango e etc.

A carne de frango e seus derivados estão entre os principais alimentos envolvidos em infecções alimentares causadas pela Salmonella spp.

Falando nisso, na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso lavá-los: "O correto é lavar o ovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela", diz a nutricionista Daniele Leal.