Como engrossar o leite do bebê com refluxo?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Se o bebê toma leite artificial, pode ser necessário engrossar com farinha de arroz ou milho, o que ajuda o alimento a permanecer mais tempo no estômago, evitando o refluxo e, além disso, adiciona mais calorias ao leite, fazendo com que o bebê ganhe peso rapidamente.

Nos casos de refluxos comuns que não causam dores, o ideal é deixar o bebê na vertical na hora de mamar e fracionar as mamadas não exagerando na quantidade do leite. Em conjunto, você deve fazê-lo arrotar e deixá-lo em pé cerca de 20 e 30 minutos para que o leite desça e consiga se acomodar no estômago.

Considera-se que certos alimentos podem ter algum efeito no refluxo da criança: produtos lácteos, cafeína, pimentas, gordurosos e as comidas ácidas. Se quiser fazer regime, consulte sempre o seu médico.

Existem também as fórmulas antirrefluxo, como o NAN EngrossAR ou NAN Sensitive, Aptamil AR e Aptamil Sensitive Active, que são pré-engrossadas e no estômago do bebê tornam-se gelatinosas. São indicadas para os bebês que não apresentam intolerâncias alimentares, mas sim a imaturidade do esfíncter esofágico.

Coloca-se 2 partes de leite para 1 de água, com pouco açúcar e pouca farinha (amido de milho, aveia, farinha de arroz, fubá etc). Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo.

Portanto, o mais recomendável é dar a mamadeira com fórmula infantil para o bebê. Os engrossantes normalmente são feitos com base na maizena, que é muito utilizada para fazer mingaus também. Porém, o ideal é não oferecer esse tipo de engrossante para o bebê.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

Remédios naturais para Refluxo de Bebê

  1. Tente o trabalho do corpo. ...
  2. Elevar o bebê enquanto estiver dormindo. ...
  3. Elevar o bebê enquanto come. ...
  4. Segure o bebê ereto por pelo menos 30 minutos depois de se alimentar. ...
  5. Dieta de alimentação das mamães que amamentam. ...
  6. Probióticos especiais. ...
  7. O melhor para o final: remédio homeopáticos.

O tratamento para o refluxo com medicamentos em recém nascidos é simples, medicação anti refluxo Domperidona e Label de 8 em 8 horas, mas é preciso que o pediatra prescreva a quantidade pertinente para o bebê3.

O Leite em pó aptamil anti regurgitação, é uma fórmula infantil desenvolvida apenas para lactentes com regurgitação frequente ou refluxo gastroesofágico. O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.

Nesses casos, o leite volta do estômago para o esôfago causando desconforto e dor. O bebê, mesmo com fome, não consegue mamar. Ele ganha pouco peso e tem dificuldade para dormir ou tem o sono interrompido por engasgos e dor.

O bebê, em geral, apresenta irritabilidade intensa após as mamadas, pode ter dor na região do abdômen, como cólicas, assim como dificuldade em dormir ou em se alimentar. Quando acontecem vômitos, pode sentir irritação na garganta, tosse crônica, engasgos e até mesmo pausas respiratórias.

O bebê que regurgita, mas está ganhando peso e não apresenta outros sintomas, provavelmente apresenta apenas o refluxo gastroesofágico fisiológico. No entanto, quando outros sinais aparecem, é preciso ficar atento.

Crianças menores de 1 ano de idade – com sintomas e sinais de DRGE que não responderam a medidas conservadoras – podem ser tratadas com ranitidina (10mg/kg/dia, a cada 12 horas) por 2 semanas, mantendo tratamento por 8 semanas se houver melhora significativa.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Junte na panela (ou em uma leiteira), em fogo baixo, a xícara de leite (puro), 2/3 da xícara com a maisena dissolvida e o açúcar. (O restante do leite com maisena vai ficar guardado para você usar mais à frente, se for necessário.) Mexa o tempo todo até ferver. Só aí você vai ver o mingau engrossando.

Não indicamos engrossantes industrializados (farináceos). Caso você queira dar algo mais consistente, sugiro bater o leite com frutas. O ideal é seu bebê ser avaliado por um pediatra para maiores detalhes.

Ainda que ainda seja muito comum, a prática de engrossar o leite é prejudicial para o bebê.

Se você desconfiar que o bebê não está recebendo leite suficiente, procure um consultor em aleitamento ou especialista em amamentação. O profissional irá avaliar se você tem baixa produção de leite e observar uma mamada, para verificar se o bebê pega bem a mama e ingere leite suficiente.