Como ensinar o Shih Tzu a fazer as necessidades no lugar certo?

Perguntado por: inogueira2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Tente levá-lo ao acordar, antes e depois de brincar, 10 ou 20 minutos após uma refeição e antes de dormir. Nos primeiros cinco meses, é importante que o filhote faça as necessidades durante a noite também. Tente sempre manter a rotina durante o treinamento.

Normalmente, é considerado saudável que ele faça essas necessidades até três vezes por dia. Para ter um controle disso, adestre seu cão a defecar sempre no mesmo local (link para matéria sobre xixi no lugar certo).

Em geral, cães costumam beber água ao acordar, após as refeições, depois de atividades físicas e quando estão com calor. Seja como for, o ideal é que o tutor deixe água disponível o dia todo, sempre limpa e fresquinha, para estimular o consumo e evitar contaminações.

O Shih Tzu escolhe o dono, que vai ser a sua pessoa “preferida” e com quem ele vai ter mais afinidade, exigindo um pouco mais de atenção no dia a dia. Como amam brincar e têm bastante energia, também são super indicados para famílias com crianças, mas não precisam estar em movimento constante.

A quantidade de ração para Shih Tzu filhote pode variar de 17 a 108 gramas por dia, de acordo com seu peso e idade. Essa quantidade pode ser dividida em três refeições durante o dia. Siga sempre o modo de uso que vem na embalagem da ração. Também é importante manter água limpa e fresca o tempo todo.

O ShihTzu pode ficar sozinho em casa? Não, o Shih Tzu é um cão muito apegado à sua família e ele não suporta ficar sozinho.

O Educador Vet+ Spray serve para indicar o local correto para seu cachorro urinar, trata-se de um Educador Sanitário. Com o seu amigão educado para fazer xixi no lugar certo, seu lar ficará mais higiênico e ira facilitar o convívio do animal com sua família.

Além do sal, o vinagre branco é um excelente produto para ajudar a tirar o mau cheiro do quintal. Inclusive, o processo é muito simples: você só precisa jogar o líquido onde tem xixi do seu animalzinho e deixar o ingrediente agir de 20 a 30 minutos.

Deixe ele num cercadinho, no lugar onde você quer que ele faça as necessidades. Forre todo esse espaço com jornal e coloque o tapete higiênico certinho no lugar onde ele precisa fazer as necessidades. Daí, cada vez que o cachorro fizer xixi e cocô no tapete, vale a mesma regrinha, elogie, dê petiscos e faça um agrado.

A melhor forma de definir um horário para alimentar o cachorro é criando uma rotina. A primeira refeição deve ser servida no horário que o cachorro acorda, que costuma ser sempre o mesmo horário. A última refeição do cão não deve ser muito tarde, o ideal é que não ultrapasse o horário das 17 e 18 horas.

Alguns cães com fezes moles se beneficiam da adição de fibras à sua alimentação. As fibras ajudam a sugar os fluidos como se fossem esponjas e podem ajudar a normalizar as fezes, diminuindo a quantidade de líquido na diarreia e firmando a consistência do excremento.

A seguir, confira as recomendações da veterinária: Filhotes de 2 a 4 meses de idade: 4 vezes ao dia. Filhotes de 4 a 8 meses de idade: 3 vezes ao dia. Cães saudáveis a partir de 8 meses: 2 vezes ao dia.

Secar com o secador doméstico somente se ele tiver a opção de temperatura morna e nunca aproximando muito o jato de ar da pele. Jamais deve-se secar o pet com o secador quente, pois sua pele é muito sensível.

Faça barulho ou borrife água
Tenha sempre à mão um borrifador de água ou uma garrafa pet cheia de moedas. Quando seu cachorro ou gato se comportar mal, borrife água nele à distância ou faça barulho com a garrafa. ”É o jeito mais eficaz”, diz o adestrador. Essa solução causa desconforto, mas não machuca o bicho.