Como entender o que é fonema?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Os fonemas são classificados em: vogais, semivogais e consoantes. As vogais são fonemas que provocam a vibração das cordas vocais e são pronunciadas sem qualquer impedimento, atuando como a base das sílabas, por exemplo: sa-po = /s/ /a/ /p/ /o/ bo-la = /b/ /o/ /l/ /a/

Sempre que for contar os fonemas de uma palavra, preste atenção:

  1. Nos dígrafos vocálicos ('am', 'an') e consonantais (ss, gu, xc…);
  2. Na letra 'h' em início de palavras;
  3. Na letra 'x' quando for dífono (som de 'ks').

Combinar sons para formar palavras — como uma brincadeira, fale aos alunos lentamente os sons das palavras e peça-lhes que adivinhem qual é antes que você termine de pronunciá-las. Adicionar ou subtrair fonemas para formar palavras novas — selecione algumas palavras que tenham sons parecidos.

No método fônico ensina-se primeiro as vogais e seus sons e depois as consoantes. Cada letra representa um som e juntando vogal/consoante ou vogal/vogal formamos sílabas e palavras.

- Chuva: 5 letras e 4 fonemas. Novamente, repara-se que o som “ch” é apenas um som. - Nascimento: 10 letras e 8 fonemas.

d) Galinha: 7 letras, 7 fonemas.

Cachorro: 8 letras e 7 fonemas. Assunto: 7 letras e 6 fonemas.

Dessa maneira, podemos definir os fonemas como os sons que diferenciam os vocábulos de uma língua. A letra, por seu lado, pode ser definida como o sinal utilizado para a representação na escrita do sistema sonoro de uma língua.

8 fonemas e 1 dígrafo.

Lixo – quatro fonemas. Sexo – quatro fonemas.

1) Dadas as palavras, abaixo, escreva quantos fonemas e letras elas têm: Exemplos: a) travesseiro: t/r/a/v/e/s/s/e/i/r/o = 11 letras t/r/á/v/i/s/ê/i/r/u = 10 fonema b) amendoim: a/m/a/r/e/l/o = 7 letras a/m/a/r/e/l/u = 7 fonemas c) malhar: m/a/l/h/a/r = 6 letras m/á/l/i/á = 5 fonemas d) Filha: e) Molho: f) Guerra: g) ...

Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra s representa o fonema /z/ (lê-se zê).

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Como as crianças aprendem a ler
Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

11 letras e 8 fonemas.

O ideal é começar com palavras simples, como trocar as vogais de gato, e aumentar a dificuldade conforme a criança for desenvolvendo sua capacidade de escrita e leitura, propondo, por exemplo, palavras extensas e troca de sílabas.

Algumas letras não representam fonemas
O h, quando aparece no início palavras, também não representa um fonema, pois não o pronunciamos. Por exemplo, a palavra hora possui 4 letras (h/o/r/a), porém como não falamos o h, ela possui apenas 3 fonemas (ho/r/a/).

Na palavra “sapato”, temos: letras: s, a, p, a, t, o. fonemas: /s/, /a/, /p/, /a/, /t/, /o/

Letras: c, a, d, e, r, n, o. Fonemas: / c /, / a /, / d /, / e /, / r /, / n /, / o /. Na palavra 'caderno', o número de letras (7) representa o número de fonemas (7).