Como entender o zoneamento?

Perguntado por: aramos3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Podemos definir o zoneamento de uma cidade como a divisão da área total em setores específicos, conforme as atividades exercidas em cada um deles. Essa prática se tornou mais comum no século XX, quando surgiram leis que estabeleceram os critérios para a utilização dos espaços urbanos.

No zoneamento urbano, que é o que vamos focar aqui, uma das partes que entra na divisão é a zona residencial, que, como o nome já pode antecipar, é a parte da cidade que permite apenas e exclusivamente construções residenciais.

Zona Mista Um - ZM1: constitui-se de áreas limítrofes aos bairros residenciais e outras áreas, onde deverá ser mantido o controle de uso, bem como a limitação do gabarito de altura, sendo destinadas à ocupação predominantemente residencial e ao uso comercial, de serviço e institucional com baixo nível de impacto ...

“Aqui se permite tudo, construir prédio, ter restaurante, bar, pet shop”, disse. Um exemplo é a região das Perdizes e Pompéia, que possuem grande predominância de zonas mistas, ou seja, prédios residenciais, hospital e comércio, todos no mesmo espaço.

Verificando o cadastro do imóvel na prefeitura vai constar se é comercial, residencial ou misto e se for o caso pode solicitar a troca. É importante na hora de locar que o imóvel esteja na situação correta da locação e isso é responsabilidade do locador.

Trata-se de um instrumento de planejamento e gestão do território, que tem como objetivo orientar o desenvolvimento ambiental, social e econômico do estado, considerando suas potencialidades e vulnerabilidades naturais e socioeconômicas.

PDE/Zoneamento tem como linha mestra promover o adensamento populacional e construtivo junto à rede de transporte público, o equilíbrio entre emprego e moradia, a mistura de usos e de faixas de renda, o aumento da oferta de moradia e a sustentabilidade do meio ambiente.

GIEHL (2017) divide o zoneamento em vários tipos, a saber: Zoneamento ambiental urbano; Zona de uso industrial; Zona de uso estritamente industrial; Zona de uso predominantemente industrial; Zona de uso diversificado; Zoneamento agrícola; Zoneamento costeiro.

35 - A Zona residencial 2 - ZR2 - tem como características a predominância de uso residencial, e a restrição à verticalização e ao adensamento; é permitido instalar indústrias de pequeno porte não incômodas, com área máxima de 200 m2 (duzentos metros quadrados). Art.

Para ter acesso as informações, basta abrir o GeoSampa e selecionar no lado esquerdo da tela o ícone “pesquisar”. Na aba “Zoneamento” preencha os campos obrigatórios: setor, quadra, e por fim, lote. Feito isso, clique em “listar” e a consulta do zoneamento desejado será apresentada.

Zonas Predominantemente Residenciais são porções do território destinadas majoritariamente ao uso residencial, bem como a atividades não residenciais compatíveis com o uso residencial, com densidades construtiva e demográfica baixas.

Z3 - Zona de uso predominantemente residencial, de densidade demográfica média.

III – ZM – 3 b: zonas mistas de densidade demográfica e construtiva altas, com coeficiente de aproveitamento básico igual a 2,0 e máximo igual a 4,0.

ZM - Zona Mista - É permitido o uso residencial e não residencial, inclusive no mesmo lote ou edificação.

Zonas Mistas são porções do território em que se pretende promover usos residenciais e não residenciais, com predominância do uso residencial, com densidades construtiva e demográfica baixas e médias..

Sem dúvidas, não será permitido alocar uma empresa comercial em áreas particularmente residenciais. E, mesmo que seja uma área que intercale residências e comércio, será necessário uma autorização da prefeitura municipal.

Re: DEFINIÇÃO DE CATEGORIA - RESIDENCIAL OU COMERCIAL
Corresponde a uma unidade de uma edificação multifamiliar (apartamento) ou a uma edificação unifamiliar (casa).

Sim, para passar um imóvel de residencial para comercial o primeiro passo será verificar se a prefeitura permite imóveis comerciais na região. A alteração deverá ser regularizada junto à prefeitura pois em algumas regiões o IPTU pode ser diferente para imóveis comerciais x residenciais.

A forma típica de apresentação de um zoneamento é um mapa contendo as zonas, representadas por cores e siglas, complementado por uma parte textual em que as zonas são descritas e seus parâmetros urbanísticos são definidos, normalmente em forma de tabela.

O zoneamento tem como alguns dos seus principais objetivos:

  • Controle do crescimento urbano;
  • Proteção de áreas inadequadas à ocupação urbana (evitando assim desastres);
  • Controle do tráfego em cada região;
  • Preservação de patrimônios naturais, áreas de interesse cultural e de centros históricos, entre outros.