Como era a internet em 1995?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A quase totalidade da população não tinha muito claro o que era essa coisa chamada internet. O cidadão comum se comunicava através dos raros e caros telefones. Custavam o equivalente a um carro. Os programas que eram usados para acessar a internet tinham nomes estranhos.

Como mencionado anteriormente, em 1999 a conexão Wi-Fi era capaz de transmitir até 54 Mbit/s ou 6,44 MB/s. Em 2009, pouco depois de chegar ao Brasil, no padrão 802.11n a rede já era capaz de atingir até 150 Mbit/s ou 17.88 MB/s. Atualmente, a expectativa é que o novo padrão 802.11ax se popularize.

Surgiram os primeiros sites de notícias, bancos, empresas. Em 1998, eram 2,1 milhões de usuários de internet. Quem não viveu nessa época não tem ideia de como era acessar a internet em casa. Era tirar o cabo do telefone fixo, plugar no computador e se conectar por meio do seu provedor discado.

1995 — Cabo USB
USB significa Universal Serial Bus ou Porta Serial Universal. Sete empresas do ramo da tecnologia se juntaram para fazer isso acontecer, dentre elas Microsoft, IBM e Intel. O objetivo era facilitar a conexão de drivers externos no computador.

A internet era lenta e a ligação para o provedor às vezes ficava ocupada, sem falar na conta de telefone que vinha alta. Mas existe certa nostalgia dos tempos de internet discada. Quem não se lembra do barulhinho que o modem fazia ao se conectar?

Em abril de 1993, pesquisadores do centro de pesquisas Cern lançavam as bases para a internet. De uma página com alguns hyperlinks hospedada em um computador da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), a World Wide Web (WWW) se transformou na face mais conhecida da internet.

E se três dos principais sites de hoje tivessem sido feitos em 1997? Para quem não lembra, nessa época, internet era na base da conexão discada, o navegador mais popular era o Netscape e o Flash estava apenas engatinhando. Pensando nisso, o Once Upon recriou os modelos do Facebook, YouTube e Google+.

A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo. Essa popularização aconteceu com o surgimento de novos browsers ou navegadores e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.

Na segunda metade da década de 2000, a conexão discada perdeu espaço para a banda larga no Brasil. Em 2007, 50% dos usuários de internet no país usavam banda larga enquanto 44% usavam conexão discada.

O Wi-Fi chegou ao Brasil por volta de 10 anos depois de sua criação, no ano de 2008, quando equipamentos com sistema Android começaram a se popularizar no país. A partir daí, o usuário optou ...

Nessa época, a Internet era tão lenta que tornava praticamente inviável assistir a um vídeo online. Os usuários nem imaginavam que serviços de streaming, como Netflix e YouTube, poderiam se tornar tão populares. Para ver vídeos, era necessário fazer o download do arquivo, o que poderia levar horas e até dias.

Em 1994 a internet dava os seus primeiros passos, pois foi o ano em que a primeira página foi colocada no ar por Tim Berners-Lee. Os PCs, equipados com o sistema operacional Windows 3.11, dominavam um mercado ainda em expansão.

No ano de 1991 o acesso a rede de informações, já denominada internet, já era utilizada também por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais.

Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes.

A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Foi nos anos 90 que o mundo como o conhecemos atualmente começou a ganhar forma: surgiram os primeiros telemóveis e os computadores em casa, por exemplo. Mundialmente, as pessoas começavam a ser expostas a novos produtos digitais que deram origem a muitos dos gadgets que hoje preenchem os nossos dias.

1993. Na evolução do celular, este foi o ano do primeiro aparelho, lançado pelas parceiras IBM e BellSouth, a incluir funcionalidades de PDA, que permitia o envio e recebimento de chamadas de voz. O sistema ainda continha agenda de contatos, calendário, relógio, bloco de notas, e mais.

Quando ela chegou no Brasil
A chegada da fibra óptica no Brasil se deu em 1977, através de uma parceria entre a Unicamp e a Telebrás.