Como era a vida de uma viúva no Antigo Testamento?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.

Não apenas havia a dor espiritual e emocional, mas aquela viúva de Naim também teria de enfrentar a ruína financeira — até a possibilidade de morrer de fome. No casamento, a mulher era designada à família do marido para proteção financeira. Se ele morresse, ela ficava aos cuidados do filho herdeiro.

Deus manda a viúva pedir emprestado muitos vasos e ficar em secreto para a multiplicação do azeite. Da mesma forma, que seu marido Obadias fazia, quer dizer, pediu emprestado para alimentar muitos profetas no secreto (para não serem mortos).

Resumo da Parábola do Juiz Iníquo e a Viúva
Essa mulher tinha uma causa a ser julgada e frequentemente se dirigia ao juiz rogando-lhe: “Faze-me justiça na causa que pleiteio contra meu adversário” (Lucas 18:X-). O juiz se negou a atender a viúva durante algum tempo.

Mulher a quem morreu o cônjuge e que não contraiu novas núpcias.

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos.

A história da moeda da viúva é um alerta sobre aqueles que se aproveitam de outros. Acredite ou não, o mesmo alerta se aplica para cada um de nós.

Seja paciente e cabeça aberta. O luto costuma ser espontâneo e muitas vezes incompreensível. Deixe que a pessoa sinta as emoções naturalmente, sem desencorajá-la. Lembre-se de que o seu relacionamento com a pessoa é tão importante quanto o relacionamento que ela teve com o falecido.

Naim significa aconchego, tranqüilidade, calma, o que nos leva a crer que aquele era um bom lugar de se viver.

A história do filho da viúva de Naim nos ensina que nada não foge do controle do nosso Deus. Por mais que não entendamos algumas situações e circunstâncias, Deus tem um propósito para todas as coisas. Jesus estava entrando em Naim justamente no momento em que o cortejo fúnebre do filho da viúva estava saindo.

Todas as vezes que a bíblia fala de Jesus movendo-se de “íntima compaixão”, entendemos que Ele estava sofrendo junto com alguém que sofria. Isso significa dizer que Ele continua sofrendo junto comigo e com você, pois só pode sofrer “íntima compaixão”, por alguém, quem conhece o sofrimento do outro.

Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

Do latim vidua(la).

Encontramos em toda a Bíblia, 79 ocorrências ao termo “viúva”, sendo 53 no hebraico (almanah) e 26 em grego (chera). Ainda no hebraico, algumas variações são encontradas, como almanuth que significa viuvez ou almon que tem o mesmo significado.

De acordo com o Lucas 18:1–8, um juiz que é, ao mesmo tempo sem religião e sem compaixão, finalmente concorda em fazer justiça a uma viúva pobre porque ela é muito persistente em suas demandas.