Como era Tutankamon fisicamente?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Ícone do Egito antigo, o rei Tutancâmon era dentuço, manco e tinha quadris largos.

11kg

A máscara mais famosa é a do faraó Tutankamon. A magnífica máscara da morte é a grande atracção do Museu do Egipto no Cairo, é feita em ouro puro e decorada com pedras preciosas, mede 54cm de altura, 39.3cm de largura e pesa 11kg, o seu valor é incalculável.

malária

Tutancâmon, o faraó menino, era uma criança frágil, manca e sofria de múltiplas doenças quando morreu aos 19 anos, em 1.324 a.C. Agora os cientistas determinaram a causa mais provável da sua morte: malária combinada com uma doença degenerativa dos ossos.

O jovem faraó, morto aos 18 anos, não viveu a vida glamourosa que sua majestosa máscara dourada insinua. Ícone do Egito antigo, o rei Tutancâmon era dentuço, manco e tinha quadris largos.

KV62, Egito

A tumba KV62, no Vale dos Reis, foi a tumba usada pelo faraó Tutancâmon e se tornou famosa por causa da riqueza e conservação dos tesouros encontrados em seu interior. O primeiro degrau da tumba foi descoberto em 1922 por um menino chamado Housein, sob ruínas de um acampamento de trabalhadores do Período Raméssida.

Criou-se a “maldição” de Tutancâmon, que envolve a morte misteriosa de pessoas que estiveram em sua tumba. Seu legado foi maior morto do que em vida, pois a descoberta tardia de sua tumba, isolada da de outros faraós, fez com que fossem desenvolvidas diversas novas pesquisas sobre Egito.

Pinturas, objetos e estátuas de diversos deuses egípcios foram também encontrados na tumba de Tutancâmon. Entre eles, a estátua de Anúbis, o deus dos mortos e da mumificação. O objeto era feito com madeira pintada de preto e detalhes em ouro. O sarcófago de Tutancâmon também continha mais de 130 bengalas.

Ramsés II (o Grande)

Ramsés II (o Grande) foi um faraó egípcio, permanecendo no trono entre os anos de 1279 a 1213 a. C. Seu império foi considerado o mais próspero do Egito.

A escultura é uma representação do antigo deus egípcio Amen, e foi feita para se parecer com o faraó Tutancâmon. Um colecionador anônimo comprou a impressionante relíquia de 3.300 anos por £ 4.746.250 (R$ 22.696.723,08) em um leilão feito em 4 de julho.

225 quilos

A máscara cobria o rosto de Tutancâmon que estava cercado por quatro santuários, um sarcófago de pedra e três caixões em forma de múmia um dentro do outro. O corpo estava embalsamado dentro de um caixão de ouro maciço de 225 quilos.

Foi o egiptólogo Howard Carter quem descobriu a tumba de Tutancâmon em 4 de novembro de 1922 no Vale dos Reis. Mas, antes de abri-la, ele telegrafou ao seu financiador, Lorde Carnarvon: "Finalmente fiz uma descoberta maravilhosa no vale.

Tutancâmon

Tutancâmon é o mais famoso dos faraós. Assumiu o poder com apenas nove anos e, na verdade, se tornou mais famoso depois de morto do que em vida. Isso porque sua tumba foi encontrada apenas em 1922, mudando vários estudos de egiptólogos.

Ptolemeu XV Filópator Filómetor Cesarião

Ptolemeu XV Filópator Filómetor Cesarião (do latim Caesarion, "pequeno César"; 23 de junho de 47 — agosto de 30 a.C.) foi o último faraó da dinastia ptolemaica do Egito Antigo. Era tido como filho da rainha do Egito, Cleópatra VII e do general romano Júlio César.

A religião egípcia teve grande influência em várias áreas da sociedade. Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. Havia também deuses que possuíam o corpo formado por parte humana e parte de animal sagrado.

Os reis núbios que então governaram o país são conhecidos como "faraós negros". Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.

Porém, de acordo com Julio Gralha, na iconografia, os egípcios se representam na cor marrom — enquanto os núbios estão na cor negra e os líbios e asiáticos, em tom de amarelo.

A cor predominante das roupas era o branco, não apenas porque é uma cor leve para se usar em temperaturas quentes e debaixo do sol, mas também porque, para os egípcios, era um símbolo de pureza.

A maldição Hom-Dai foi uma maldição antiga criada pelos antigos sacerdotes do Egito antigo como uma punição reservada para os piores blasfemos.

Tut também mudou seu nome para Tutankhamon, que significava a “imagem viva de Amon”, o deus egípcio do ar. Ele também assumiu o nome do trono, Nebkheperure, que era uma homenagem ao antigo deus do Sol Re.

O faraó resgatou os antigos deuses e restaurou o poder e a prosperidade do Egito, mas com o nome de Tutancâmon.

Ao longo de seis anos após a descoberta, trinta e cinco pessoas ligadas à descoberta da múmia de Tutancamon morreram em condições misteriosas.