Como eram as roupas dos imigrantes italianos no Brasil?

Perguntado por: afigueiredo9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Na segunda metade do século 19, os trajes típicos começaram a cair em desuso em muitos vales do Tirol Italiano, e as roupas de festa dos homens passaram a ser as calças compridas com terno, gravata e, às vezes, colete. Essa já era a roupa de uso comum no período da grande emigração para o Brasil.

O traje que pode ser considerado o mais típico da Itália consiste em um saia com anágua e avental. É um vestido justo que tem um colete e uma camisa branca por cima. Além disso, o cocar ou véu sobre o cabelo é muito comum nas celebrações italianas, não devemos esquecer a importância do catolicismo neste país.

Uma das tradições mantidas pelos italianos aqui no Brasil é o famoso “tchau”, que tem origem da palavra “Ciao”, utilizada na Itália como uma saudação informal. Outras palavras de origem italiana são: alarme, artesão, banquete, cascata, festim, gazeta, maestro, máfia, panetone, polenta, soneto, trampolim e violino.

Conteúdo

  • 1.1. 2 – Adoram boas conversas.
  • 1.2. 3- Alimentação é coisa séria!
  • 1.3. 4 – Amam um cafezinho.
  • 1.4. 5 – Sentem orgulho da cultura local.
  • 1.5. 6 – Italianos celebram as artes e a beleza.
  • 1.6. 7 – Adoram uma Passeggiata Noturna.
  • 1.7. 8 – Priorizam tempo de qualidade em família.

Confira 5 tradições e costumes italianos

  • 1- Festas religiosas e celebrações. Na Itália, a religião predominante é o catolicismo. ...
  • Sagras e batalhas. ...
  • Procissão das Serpentes. ...
  • Fitas nos nascimentos e casamentos. ...
  • Bruxa Befana. ...
  • 3 – Moda com marcas de luxo.

Os italianos são capazes de usar peças de alfaiataria de um jeito casual e descolado, combinando peças sofisticadas com outras mais despretensiosas, criando esse efeito de quem está arrumado com pouquíssimo trabalho.

A influência italiana no Brasil é fruto da grande onda de imigração iniciada no final do século XIX.

As mangas e as saias dos vestidos eram bufantes e compridas. As mais ricas usavam acessórios, como leques e joias. Para os homens, o vestuário se compunha de meias longas, até a cintura, culotes, gibão (uma espécie de jaqueta curta), chapéus de diversos tamanhos e sapatos de pontas longas.

substantivo feminino Roupa, vestuário, vestimenta.

Como tudo começou
A influência da moda italiana no mundo se deu após a Segunda Guerra Mundial. Devido aos conflitos, muitas empresas têxteis foram destruídas ou desativadas. Com isso, a mão de obra qualificada para a produção de vestuário foi peça chave para reconstruir a indústria têxtil na Itália.

A Cultura da Itália é famosa pela sua arte e pelos seus monumentos, entre os quais se encontram a Torre de Pisa, o Coliseu de Roma, bem como pela sua comida (pizza, pasta, etc.), vinho, estilo de vida, elegância, design, cinema, teatro, literatura, poesia, artes plásticas, música (especialmente a Ópera), e, de uma ...

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

Alguns italianos chegaram ao Brasil dispostos a criar pequenas empresas e prosperar na nova terra. Vendiam o que tinham na Itália e investiam no Brasil em áreas como a agricultura, comércio, prestação de serviços e indústria.

Esqueça Graham Bell: a invenção do telefone é tão italiana quanto o microchip, o rádio, o helicóptero, o plástico, a pilha, o piano, a máquina de escrever e tantas outras!

Os italianos prezam por comida saborosa e mesa farta. Assim, a refeição habitualmente começa com um grande prato de antepasto, seguido de uma massa acompanhada de proteína simples, mas bem temperada. Falando da tradição italiana, as pessoas apreciam uma mesa cheia tanto de comida quanto de pessoas.

A grande maioria dos ítalo-brasileiros está no sul e no sudeste do Brasil, mas há ítalo-brasileiros também em outras regiões do Brasil. Muitos ítalo-brasileiros já residentes no Brasil, em especial no sul, migrariam para estados do Centro-Oeste – em especial para o Mato Grosso do Sul.