Como escolher nome para mercadinho?

Perguntado por: tmoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Como escolher nomes para mercadinho

  1. O nome deve usar a linguagem do público-alvo.
  2. O nome pode ser uma referência à localização do negócio.
  3. Os nomes fáceis costumam ser mais lembrados pelos clientes.
  4. Os nomes diferentes podem destacar o seu negócio.

Quais cuidados devo ter antes de escolher o nome?

  1. escolha um nome com fácil pronúncia e grafia;
  2. garanta que não há dupla interpretação;
  3. prefira nomes que ajudem o público a identificar o ramo do negócio;
  4. seja criativo;
  5. se certifique de que o nome está disponível para registro.

Escolha um nome fácil de ser pronunciado e escrito, principalmente para que o público não tenha dificuldade de encontrar a empresa nos mecanismos de busca. Nesse sentido, pense em nomes simples e objetivos, pois são memorizados mais facilmente pelos consumidores.

Um merceeiro, dono de uma mercearia, armazena diferentes tipos de alimentos de várias proveniências para venda a retalho.

A média de faturamento de um mercadinho de bairro fica entre R$5 mil e R$30 mil, no entanto, muitos estabelecimentos chegam a faturar, por mês, valores que ultrapassam os R$300 mil.

Pensando nos dois extremos da situação, encontramos estudiosos que declaram que uma margem de lucro de 4% (quatro por cento) é a interessante para supermercados com alto fluxo de venda. Pode parecer percentualmente pouco, mas podemos estar falando de bastante dinheiro.

Faturamento mensal: 49,1% faturam até R$ 150.000,00 (20,6% dos minimercados são microempresas, pois faturam entre R$ 5 mil e R$ 30 mil/mês). Capital de giro: estimativa de R$ 80 mil para os três primeiros meses (média de estabelecimento de 200 m2).

O processo de criação de uma marca pode ser feito em 7 passos:

  1. Analisar seu público-alvo e seus concorrentes.
  2. Definir o foco e a personalidade.
  3. Escolher o nome de sua empresa.
  4. Criar um slogan.
  5. Definir a identidade visual.
  6. Criar seu logotipo.
  7. Usar sua marca em toda a empresa.

Separe os dois nomes com um hífen.

  1. Combine os nomes nas duas ordens para ver qual ordem soa melhor.
  2. Exemplo: Para “Sarah” e “Elizabete”, as duas opções poderiam ser “Sarah-Elizabete” e “Elizabete-Sarah”. Para “Samuel” e “Lucas” as duas opções poderiam ser “Samuel-Lucas” e “Lucas-Samuel”.

Na hora da escolha do nome da sua empresa prefira os mais simples, curtos e de fácil escrita, pois isso ajuda a fixá-lo na memória dos clientes. Além disso, é fundamental que ele tenha uma boa sonoridade. Muitos empreendedores cometem o erro de escolher um nome difícil de se pronunciar ou escrever.

Assim, a mercearia se caracteriza por ser o lugar em que poucos itens são vendidos, para que o cliente consiga repor o estoque do que falta em casa, em caso de emergência, enquanto o minimercado vende de tudo, incluindo perecíveis, produtos de higiene e limpeza e alimentação de toda sorte.

Veja as sugestões a seguir:

  1. 1 – Frutas e vegetais. Muitas vezes, clientes procuram por mercadinhos e mercearias em seus bairros para comprar itens frescos, como frutas e vegetais. ...
  2. 2 – Alimentos não perecíveis. ...
  3. 3 – Sorvetes e congelados. ...
  4. 4 – Padaria e frios. ...
  5. 5 – Bebidas. ...
  6. 6 – Produtos de higiene pessoal e limpeza.

Alguns estabelecimentos podem contar até mesmo com serviço de delivery. Com mais funcionários, área mais ampla e estrutura mais robusta, o minimercado possui características mais específicas e um faturamento maior, ficando clara a diferença das mercearias.

Alimentos perecíveis e não perecíveis. Nessa categoria estão os produtos mais básicos, ou seja, aqueles itens que são consumidos por todas as famílias. Isso significa que esses itens além de serem os mais procurados, também são os mais vendidos no dia-a-dia.

150 a 300 m²

Um minimercado tem um tamanho médio de 150 a 300 m² para expor uma variedade de produtos. Por isso, manter tudo bem organizado por marcas e setorizados vai facilitar muito a vida do consumidor na hora que ele estiver fazendo as compras.

O que mais vende no Brasil atualmente são materiais para escritório, móveis, eletrodomésticos, itens de vestuário, acessórios e cosméticos, além de outras categorias listadas no índice do MCC-ENET.