Como escrever corretamente Haja coração?

Perguntado por: avelasques3 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Haja, com h, é uma flexão do verbo haver. O termo tem o significado de "existir", "realizar", "ter", "ocorrer", "fazer" e entre outros. A célebre frase dita por Galvão Bueno, "Haja Coração", por exemplo, recebe "h, em haja".

Aja se refere ao verbo agir; e haja, ao verbo haver
Não pare agora...

Formas conjugadas com j:
Presente do indicativo: eu ajo. Presente do subjuntivo: que eu aja, que tu ajas, que ele aja, que nós ajamos, que vós ajais, que eles ajam. Imperativo: aja ele, ajamos nós, ajam eles.

Utilizando agora exemplos para a palavra aja. Pode ser utilizada quando se é escrita uma frase que exprime ordem, convite ou aconselho.

1 exista, tenha. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Aconteça: 2 aconteça, ocorra, suceda, realize-se, passe-se, dê-se, decorra, sobrevenha, transcorra, verifique-se.

Pode ser usado no sentido de existir, possuir, acontecer, entre outros. Haja paciência para lidar com toda essa confusão. Haja o que houver, vamos enfrentar esse desafio. Que haja respeito durante a conversa.

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra. – A alimentação que fazemos tem tudo a ver com a saúde que temos.

Que haja, que exista coração. O significado é esse. Mas, se o coração existir, pode ser preciso que ele aja. Daí, recorreríamos à vírgula e teríamos a expressão “Aja, coração!”, na qual o aja seria o imperativo do verbo agir, e o coração seria o receptor da incumbência de tomar uma atitude.

É frequentemente falada com o sentido semelhante à expressão "se Deus quiser" ou "tomara" e é usada para fazer uma saudação a alguém.

A forma correta de escrita da palavra é age, com g. A palavra aje, com j, está errada. Age é a forma conjugada do verbo agir na 3.

O verbo haver, quando tem o sentido de existir ou acontecer, é impessoal. Por isso, deve permanecer sempre na terceira pessoa do singular e jamais deve ser posto no plural. Logo, o correto é haja condições.

O verbo “haver” não possui sujeito e ele expressa os sentidos de “existir”, “acontecer” e “ocorrer”. O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.

Os interessados deverão buscar pelo endereço eletrônico www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja e fazer sua inscrição.

O “há” deve ser usado quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e tem sentido de existir. Lembre-se de que “há” é uma forma do verbo haver e, por isso, deve ser empregado no sentido de existir. Em caso de dúvida entre o uso de “há” ou “a”, você pode observar se tem sentido de existir.

29 de junho de 2023 - 15:40
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) divulga RESULTADO FINAL (após a análise dos recursos contra o resultado da etapa de assinatura dos termos de adesão e compromisso) da seleção para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), referente ao Edital 02/2023.

Exemplos do uso de aja
Espero que você aja naturalmente para se safar dessa absurda situação.

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

Solicitada é o feminino de solicitado. O mesmo que: pretendida, requisitada.