Como escrever fala?

Perguntado por: lAvila6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos.

Enquanto o travessão é o sinal do discurso direto, as aspas são utilizadas para inserir um discurso em meio ao texto, de forma indireta.

Nos diálogos
As aspas duplas ("") podem, como dissemos no início, substituir o travessão nas línguas anglo-saxãs. É importante notar, contudo, que sempre que as aspas são abertas devem ser fechadas. Nosso primeiro exemplo ficaria assim: "Maria, por favor, me passa o seu endereço?"

Travessão (–): indica diálogo ou dá destaque a algum elemento da frase. Parênteses ( ): isolam frases, palavras, datas e informações acessórias. Aspas (“ ”): indicam fala, citação e isolam certas palavras e expressões. Vírgula (,): pausa leve na leitura, a vírgula separa termos dentro do mesmo período.

Dois Pontos (:)
Esse sinal gráfico é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração.

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos.

As aspas aparecem depois do ponto quando a citação é completa. Exemplo: “Penso, logo existo.” A famosa frase do filósofo René Descartes serviu de inspiração para este trabalho. Caso haja nomeação do autor da citação, a notação deverá ser abrangida pela pontuação. Exemplo: “Penso, logo existo” (René Descartes).

As aspas são utilizadas, principalmente, em citações. Aspas são um sinal de pontuação semelhante a vírgulas suspensas. Elas podem ser simples [ ' ] ou duplas [ “ ] e são usadas para destacar citações, estrangeirismos, neologismos, gírias, ironias e outras expressões.

O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos. Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral?

Dicas de português
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".

As aspas simples são usadas quando as aspas duplas já foram empregadas na frase. “Giovanni estava muito tenso no seminário, ele abordou a 'Nova Tese' sobre a redução da maioridade penal.” O uso das aspas duplas é feito nos discursos diretos para destacar algo do texto ou citar o nome de alguma obra.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Na linguagem escrita, os sinais de pontuação são utilizados para demonstrar sentimentos, emoções, intenções de quem escreve, e também a entonação da voz que está sendo registrada. Em um diálogo, utiliza-se com frequência; o ponto final [ . ] dois pontos [ : ], o ponto de exclamação [ ! ], o ponto de interrogação [ ? ]

Ponto de exclamação duplicado ou triplicado
Visa enfatizar e intensificar o sentimento que está sendo expresso. Sim!!

O ponto e vírgula é um sinal ortográfico que indica uma pausa maior do que a da vírgula em textos. Assim como o sinal dois-pontos, o ponto e vírgula pode ser usado em enumerações. É empregado também para realizar a separação de orações coordenadas e de considerandos de leis, de decretos etc.

A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (-), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (-), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.

Aspas simples ('')
Geralmente são usadas quando há um termo/expressão entre aspas dentro de outro termo/expressão entre aspas, ou seja, as aspas simples aparecem dentro de uma expressão destacada em aspas duplas. Veja: “Por que ela tem esse 'jeitinho'?”, ela perguntou com aquele tom debochado.

As reticências são usadas para indicar dúvidas ou hesitação; interrupção de uma frase incompleta; ao fim de uma frase completa para prolongar a ideia; e para indicar supressão.

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.

Quando o “mas“ indica ideia de adição, o uso da vírgula é opcional. Isso ocorre sempre que ele é usado em estruturas que tenham uma conotação de acréscimo, de adição, de valor aditivo, como é o caso de “mas também”.