Como escrever o horário em um convite?

Perguntado por: afogaca9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A grafia que deve ser adotada em jornais, sentenças, acórdãos, convites, convocações, cartazes e coisas do gênero é a seguinte: Hora redonda: às 8 horas ; 10 horas ou 10 h [abreviação sem 's' e sem ponto] Hora quebrada: às 8h35min ; 10h05min ; 10h35 [sem dar espaço entre os elementos]

Na verdade, nenhuma das três formas estão corretas. A explicação é de que as horas e minutos separados por dois pontos é mais usada por norte-americanos, e mesmo a forma 15:30h, acrescentada da letra “H”, não está certa. O correto é usar 15h30min ou 15h30.

Repare que entre os números e a abreviatura h não há espaços. Assim, está certo 17h30 e está errado 17h 30. Indicação de duração de horas: A indicação da numeração de horas não é abreviada. Isso quer dizer que quando se quer informar a duração de algo temos que escrever a palavra hora ou horas.

Para escrever colocamos os números e o h juntos (sem espaços), por exemplo: São 9h. Na indicação de horas cheias (seis horas, onze horas, vinte horas) não colocamos zeros depois do h.

Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase.

Na indicação de horas, a abreviatura de minutos apenas é usada quando indicamos os segundos nas horas, por exemplo: São 7h30min13 (São sete horas, 30 minutos e 13 segundos). Compare: São 7h30 (certo) São 7h30min (errado)

Sempre que quisermos abreviar a palavra hora, no singular, ou horas, no plural, devemos utilizar apenas um h minúsculo. Errado: 5H, 14hr, 3h. e 20hrs.

Algarismos: horas do dia são escritas sempre com algarismos e a abreviatura h, sem espaço entre eles: “Chegou às 9h30 e saiu às 10h”.

Ao escrever datas inteiramente por meio de números, porém, a padronização internacional atual recomenda o uso de sempre dez dígitos – dois para dia e dois para o mês (mesmo no caso de números menores que dez) e quatro algarismos para o ano: 14/09/2017, etc. Em textos, use da seguinte forma: 7 de fevereiro de 2012.

“Faltam dez minutos para uma da tarde.” (Não se costuma falar para a uma da tarde, o que é mais comum no português de Portugal.) Já em outros casos, pode-se ou não empregar o artigo. “Amanhã, excepcionalmente, os bancos abrirão de uma às cinco da tarde.” Aqui, pode-se dizer da uma às cinco da tarde.

* Em se tratando da indicação de um determinado horário, torna-se necessário sempre fazer uso do acento indicador da crase diante das horas, ou seja: Chego à escola às 7h. Viajaremos às 18h30min.

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

6) Quanto à adequada escrita, anota que se deve "escrever: às 18h (e não às 18:00h), às 10h (e não às 10:00h), às 9h30 (ou às 9h30min)"; e que, no plural, "grafa-se h (sem s nem ponto): às 5h, às 20h, etc." (CEGALLA, 1999, p. 194). 7) Observe-se que, nas formas contraídas de preposição e artigo (das...

17h, com h minúsculo, é a forma correta de escrita da abreviação de horas.

Ou é "a 1h da manhã". E se tiver minutos, por exemplo uma hora de manhã e 21 minutos.

A abreviação de horas é h (h minúsculo e sem ponto). É assim tanto no singular como no plural, ou seja, a abreviação de hora e de horas é simplesmente h. As formas hr, hs, hrs estão erradas.

Não há separador entre os dois primeiros dígitos (os que representam as horas) e os dois últimos dígitos (os que representam os minutos). A hora militar usa zeros à esquerda na escrita. Por exemplo, às 9:45 no relógio de 24 horas torna-se 0945 na hora militar.

Uma forma fácil de verificar a ocorrência de crase é pela substituição da última hora pela palavra masculina meio-dia. Se a forma correta for ao meio-dia, também será às 12h, às 11h, às 17h.