Como escrever Vende-se dindin?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Embora a palavra dindin, terminada em n, esteja bastante generalizada, sendo muito utilizada pelos falantes, a forma correta de escrita da palavra é dindim, terminada em m, sendo essa a forma reconhecida em dicionários e no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Em São Paulo e na Bahia é Geladinho ou Gelinho. No interior de São Paulo, Juju. Em Maceió é Flau e em Belo Horizonte, Chup Chup. Ainda existem outras nomenclaturas espalhadas pelo Brasil, como : Big-Bem, Duduzinho, Flautinha, Sacolete, Picolé-de-saco, Brasinha, Bacaninha, Lili, Laranjinha, Legalzinho, Chopp…

Vende-se dindin!

Essa incrível história de amor e gratidão se iniciou em 2011 no litoral brasileiro, mais precisamente em Ilha Grande, Rio de Janeiro, quando o senhor João Pereira de Souza encontrou um pinguim quase morto à beira da praia. Então seu João o levou para casa e lhe deu o apelido carinhoso de Dindim.

Enquanto no sul é chamado de gelinho ou geladinho, no Rio de Janeiro seu nome é chup-chup, em Belo Horizonte é sacolé, e no nordeste, din-din.

Podemos usar DINDIM ou DIM-DIM para nos referirmos a 'dinheiro' de maneira informal.

Os nomes variam de acordo com a cidade/região: Em Recife é dudu, em Fortaleza, dindin, em Cuiabá é suquinho ou foquinha, em São Paulo é geladinho, em Maceió é flau e em Belo Horizonte chup chup.

Significado de Dindinha
substantivo feminino [Informal] Mulher escolhida para batizar uma criança; madrinha.

É o mesmo que dindin, galera. Que também é conhecido como sacolé, chup chup, gelinho e outros tantos nomes, dependendo da Região.

O geladinho, ou “sacolé” como alguns chamam, está voltando a ser moda na cidade com estes recordes de temperaturas que estamos enfrentando. Seja o industrializado, o gourmet ou o caseiro mesmo.

Acontece que durante a Segunda Guerra Mundial, os marinheiros norte-americanos consumiam alimentos processados que eram congelados em pequenos sacos plásticos. Quando terminou a guerra, alguém trouxe a ideia para o Brasil.

Vende-se é a forma verbal do verbo vender conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula se, que atua como indeterminadora do sujeito. Na construção “vende-se bicicleta”, a palavra se atua como um pronome indefinido, assumindo a função de sujeito indeterminado: alguém vende.

Caso o objeto direto que atua como sujeito da frase esteja no singular, o verbo ficará também no singular, estabelecendo a concordância verbal correta:

  1. Vende-se terreno;
  2. Vende-se imóvel;
  3. Vende-se picolé.

Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).

Mas caso você queira acompanhar o resultado e consultar essa informação, também é possível. Basta fazer login no app Santander, clicar em “DinDin” no menu lateral e depois em “Meus DinDins”. Nessa área do aplicativo você poderá ver os seu(s) número(s) da sorte, assim como os valores de sorteio semanal e mensal.

Ao contratar e pagar a primeira parcela do DinDin, o cliente recebe um número da sorte de 6 dígitos. Com esse número, o cliente concorre a sorteios semanais e mensais e, com eles, pode ganhar prêmios em dinheiro.

No Rio de Janeiro e em outras cidades do Sudeste, recebe o nome de "sacolé". Em Minas Gerais, é "chup chup", em outros estados é conhecido como "geladim". No Pará, é "chop". No Ceará recebe o apelido de dindin.

Os gaúchos normalmente o chamam de sacolé ou geladinho mesmo.