Como esquentar comida no marmitex de isopor?

Perguntado por: dchaves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Esquente um pouco de água, coloque a marmita de isopor em uma forma pequena de alumínio e vá adicionando água quente aos poucos. Mas tome cuidado, pois é fundamental que a água não esteja fervendo. Isso pode derreter o isopor.

Os pratos e porcelanas também podem ir no aparelho, desde que não tenham detalhes metálicos. Outra opção são os potes feitos com plástico polipropileno, que é o material mais comum utilizado em marmitas de plástico. Esse tipo de material costuma ser mais resistente, podendo suportar temperaturas altas e baixas.

Isopor no micro-ondas
Em geral, embalagens de poliestireno expandido (o famoso isopor) não devem ir ao micro-ondas, simplesmente pelo fato de que esse material derrete em altas temperaturas. A utilização ideal desse tipo de embalagem é transportar alimentos ou armazená-los na geladeira.

Não! Isopor não pode ir no micro-ondas, pois o aparelho – em contato com o material – pode provocar uma série de problemas. Sabe aqueles dias de trabalho bem corrido? Então, eles são os mais propensos a provocar algum acidente.

NÃO! Você não pode esquentar marmita de isopor no micro-ondas, e como já falamos, o isopor é derivado de plástico, o poliestireno, e quando submetido a temperaturas elevadas, ele derrete. Além disso, ao ser aquecido, esse material libera compostos tóxicos, e alguns deles até cancerígenos.

segurança das embalagens para alimentos feitas com EPS (Isopor®) e apontou que elas podem, sim, entrar em contato com alimentos, sejam eles frios, quentes, sólidos ou líquidos, sem oferecer riscos.

Mantenha a temperatura
Cubra 1/3 do interior da caixa, assim você mantém a temperatura dos produtos dentro dela. Além disso, sempre deixe a tampa fechada, pois uma vez vedada, se conserva a temperatura no interior.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Se você retirar do congelador/freezer direto para o micro-ondas, o tempo para descongelamento e aquecimento é de 3 a 6 minutos (dependendo da potência do micro-ondas e do volume da marmita se for 400g, o tempo é maior). Se você retirar do refrigerador, o tempo pode variar de 2 a 5 minutos.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

10 coisas que não se deve colocar no microondas

  • Ovos. ...
  • Carne. ...
  • Leite materno. ...
  • Recipientes de plástico. ...
  • Sacolas de papel marrom. ...
  • Papel alumínio. ...
  • Canecas Térmicas. ...
  • Embalagens de cartolina.

Coloque uma panela com cerca de 2cm de água e deixe ferver, e coloque os alimentos em uma tigela ou panela menor e acomode em cima da panela com água, misture o alimento de tempos em tempos para que o calor se distribua e que tudo fique bem aquecido.

2 - Alimentos que tem casca ou pele precisam ser furados: Antes de colocar o alimento no micro-ondas é preciso que ele tenha pequenas aberturas para que não exploda, já que o aparelho, diferentemente do forno convencional, não cozinha o alimento de dentro para fora, as ondas de calor vão diretamente no alimento.

Bom, você tem duas opções: 1 – Descartar o material em uma lixeira de plástico, ou na coleta seletiva, para que ele seja adequadamente reciclado; ou 2 – Reutilizá-lo e transformá-lo em algo útil você mesmo.

Com a evolução da tecnologia dos fornos micro-ondas, a ideia de que não se pode utilizar um produto em conjunto com o outro caiu por terra. Desta forma, é possível afirmar que as formas de alumínio podem sim ser utilizadas dentro deste tipo de forno. Desde que isso seja feito da maneira correta.

Os dias quentes são um perigo para quem leva marmita! Especialmente nesses dias, evite levar marmitas com os alimentos do tópico de cima. A melhor solução é manter a marmita refrigerada até o momento de sair de casa, transportá-la em uma bolsa térmica e colocá-la na geladeira assim que chegar no trabalho.