Como está o mercado pet no Brasil?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Assim, hoje o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de países com mais pets com um total de 149,6 milhões de animais de estimação, conforme aponta o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021. O país fica atrás apenas da Argentina e do México.

O segmento de alimentação pet foi o mais representativo do mercado pet em 2021, alcançando R$ 28,5 bilhões. Ou seja, produtos de pet food estão em alta e são uma ótima oportunidade de empreender.

O desempenho do mercado pet ao redor do mundo
Assim, o mercado pet cresceu na pandemia: uma alta de 42,5%, passando de R$ 35,3 bilhões em 2019 para R$ 51,7 bilhões em 2021. Segundo levantamento das empresas DogHero e Petlove, 54% dos tutores brasileiros adotaram um animal depois da pandemia.

A tendência se manteve em 2022: o Instituto Pet Brasil estima um crescimento de 14,7%, representando R$ 59,2 bilhões movimentados. A evolução do mercado está ligada às mudanças no comportamento dos consumidores após a pandemia.

O que falta no mercado pet? O mercado pet não é perfeito. Por exemplo, faltam pet shops voltados para outros tipos de animais que não sejam gatos, cachorros e pássaros. Em geral, os empreendedores não focam em animais diferentes porque não é um nicho forte.

Segundo o Instituto Pet Brasil, que mantém dados atualizados do setor, o faturamento médio de um pet shop considerado como “loja de vizinhança” fica na casa dos R$60 mil a R$100 mil por mês.

A pesquisa constatou que 90,6% dos donos de pet compram alimentos para seus animais com frequência. Em segundo lugar na prioridade aparecem os medicamentos, comprados frequentemente por 45,6% dos entrevistados. Em seguida, vêm os produtos de higiene e beleza, citados por 40%.

Os gastos com os pets aumentaram bastante. Tanto pelo aumento dos custos e inflação, como também pelo aumento da incidência de uso de novos produtos e serviços. De acordo com o novo estudo, os donos de cães dizem gastar um total médio mensal de R$ 522, bem mais do que em 2020 quando era de R$ 384.

Mulher solteira, sem filhos e de classe média, moradora da região Sudeste. Esse é o perfil mais típico do consumidor de produtos e serviços pet no Brasil, segundo levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a empresa de pesquisas digitais MeSeems.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), a indústria pet no Brasil faturou, em 2020, R$ 27,2 bilhões. Com isso, o Brasil ocupa a 7ª posição em faturamento no ranking global, representando 3,9% do total de 145,8 bilhões de dólares faturados no mundo.

Basta cadastrar os produtos na plataforma e administrar os envios, sendo uma forma prática de como ganhar dinheiro com pets. Embora o investimento seja maior do que outras alternativas, pode valer a pena vender produtos online, por conta da procura e da praticidade.

Petz é a maior rede de pet shop do Brasil com 154 lojas e conta com 95 ONG's de parceiros e protetores. A Petz é a maior rede de pet shop do Brasil em número de lojas, liderando também por meio da marca Seres, a maior rede de centros veterinários do país.

No mundo todo, o maior mercado ainda são os EUA, com 40,2% dos US$ 124,6 bilhões totais. Atrás estão: Brasil (5,2%) e o Reino Unido (4,9%), completando assim os três maiores mercados Pet mundiais.

A alimentação, como era de se esperar, ficou no topo do pódio entre os produtos mais comprados nos últimos 3 meses: , 90% compraram ração para seus pets neste período. Em seguida, destacam-se shampoo ou produtos de higiene, comprados por 54% dos entrevistados, brinquedos, com 43% e coleira ou focinheira, com 34%.

Além de movimentar a economia, o segmento é responsável por empregar mais de 2 milhões de pessoas em todo o território nacional. Mesmo com a pandemia em 2020, o mercado seguiu na contramão da crise econômica mundial e apresentou resultados surpreendentes.

Projeto permite o acesso de animais de estimação em estabelecimentos abertos ao público. O Projeto de Lei 4331/21 assegura a qualquer pessoa o direito de ingressar e de permanecer com animal doméstico em estabelecimento aberto ao público e de uso coletivo.