Como eu sei que é dor de gases?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Quais são os sintomas de gases?

  1. Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  2. Mal estar geral;
  3. Dor abdominal em forma de pontadas;
  4. Flatulência;

Um botijão de gás de cozinha de 13 kg dura cerca de 50 dias, dependendo da quantidade de uso. Se a medida for em horas, aceso, um botijão de gás GLP de 13 kg duraria cerca de 40,4 horas.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Ela diminui a tensão dos líquidos digestivos no estômago e no intestino, dificultando a formação ou rompendo as bolhas gasosas.2Com a dissolução destas bolhas gasosas, ocorre o alívio daquela sensação de "estufamento" doloroso. Dessa forma, a dor abdominal vai embora quando está ligada exclusivamente aos gases.

Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas. Essas dores são, muitas vezes, sentidas em forma de pontadas finas.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

A força da gravidade faz com que os gases subam, saiam e a dor passe. Algumas pessoas têm mais problema porque são ansiosas, costumam ficar com o nariz entupido e falam muito ou rápido demais. Esse é um processo chamado de "aerofagia", em que o indivíduo engole o ar.

“O excesso de gases, quando não expelido pelo ânus, pode ficar acumulado no intestino delgado e/ou grosso, levando à hiperinsuflação dos mesmos. Com isso, provoca-se a distensão e desconforto abdominal.

Prender os gases não provoca riscos significativos à saúde, mas pode gerar desconforto quando há acúmulo em excesso. É comum que ocorra distensão abdominal (barriga inchada), cólicas abdominais (dor de barriga) e rompimento da parede intestinal.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

A dor no pé da barriga normalmente está relacionada com os órgãos presentes nessa região do abdômen, como o útero, a bexiga ou o intestino, por exemplo. As causas mais comuns tendem a ser pouco graves e incluem alterações do trânsito intestinal, como prisão de ventre, má digestão ou infecção urinária, por exemplo.

A dor abdominal do lado esquerdo pode ser algo simples relacionado a má digestão ou excesso de gases, mas também pode ser algo mais complexo ligado aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

Além do perigo inerente ao estado físico, os gases podem apresentar perigos adicionais, como por exemplo a inflamabilidade, toxicidade, poder de oxidação e corrosividade, entre outros.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.

Seu componente ativo contém um silicone antiespumante, que atua no sistema digestivo com função antiflatulenta. Assim, alivia o desconforto gástrico ao dissolver as bolhas que absorvem os gases, tendo seu efeito em 10 minutos nas crises dispépticas*, e de 20 a 30 minutos em pós operatórios e pré-exame.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de tubo ligado ao intestino grosso, na parte inferior direita do abdômen. Quando infeccionado, causa sinais e sintomas de apendicite.