Como EUA virou potência mundial?

Perguntado por: ibittencourt3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Um dos principais motivos que conduziram os Estados Unidos a se despontarem como potência mundial foi o financiamento ou o empréstimo que a nação forneceu aos países europeus para a reconstrução das nações destruídas pela guerra, esse processo foi denominado de plano Marshall.

Desde 2011, os Estados Unidos possuem a maior economia do mundo e a China a segunda maior, embora muitos norte-americanos acreditem que a China "é a potência econômica líder no mundo".

Tal poderio se justifica principalmente pelo desempenho norte-americano nas duas grandes guerras mundiais e, em seguida, durante a Guerra Fria. Durante as grandes batalhas, os EUA não sofreram grandes consequências em seu território e tampouco ataques a civis.

Um dos principais motivos que conduziram os Estados Unidos a se despontarem como potência mundial foi o financiamento ou o empréstimo que a nação forneceu aos países europeus para a reconstrução das nações destruídas pela guerra, esse processo foi denominado de plano Marshall.

A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Como não tiveram seu território invadido, os norte-americanos não precisaram arcar com despesas de reconstrução e puderam se tornar credores da Europa. Isto é, os Estados Unidos emprestavam dinheiro para a reconstrução do Velho Mundo, que fora devastado pela guerra.

Estados Unidos da América

Estados Unidos da América
Para você ter uma ideia, o país investe 760 bilhões de dólares no exército, enquanto que a China, o segundo país que mais investe, possui um orçamento de 230 bilhões. Os Estados Unidos também possuem a tecnologia mais avançada para combates e defesa atualmente.

Os Estados Unidos aparecem na 1ª posição desde 2005, ano do primeiro registo do índice que hierarquiza as potências militares no mundo. Segue-se a Rússia, a China e a Índia que disputam as posições mais altas.

Dependência de outras nações
A dívida externa, pouco desenvolvimento de novas tecnologias e grande reprodução de técnicas e tecnologias criadas por outros países, além de grande desigualdade social, são outros fatores que colocam o Brasil como um país periférico no mundo capitalista.

Segundo a executiva, são muitas as nossas vantagens em relação aos demais países: abundância de recursos naturais e maior biodiversidade do mundo, indústria diversificada e amplo mercado consumidor, além de um corpo científico bastante qualificado.

Em números absolutos, o arsenal coloca a Rússia como o país com o maior total de armamentos nucleares, de acordo com o SIPRI.

Os EUA lideram o ranking, com nota 0,0453. A Rússia é a segunda colocada, com 0,0501. Os demais países que estão à frente de Brasil e Paquistão são a China (3º lugar, nota 0,0511); Índia (4º, 0,0979); Japão (5º, 0,1195); Coreia do Sul (6º, 0,1261); França (7º, 0,1283) e Reino Unido (0,1382).

Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta.

As Forças Armadas dos Estados Unidos são consideradas os militares mais poderosos do mundo. O orçamento militar dos Estados Unidos foi de US$ 693 bilhões em 2019, o maior do mundo. Em 2018, isso representou 36 por cento das despesas de defesa do mundo.

Com quase 3 milhões de pessoas a serviço, 4.800 locais de defesa espalhados por sete continentes e um orçamento anual de mais de US$ 700 bilhões, os militares dos Estados Unidos são considerados a principal força de combate do mundo.

Ninguém duvida que os Estados Unidos é a maior potência mundial na atualidade. Inclusive, esse cenário no qual o país é o líder na economia mundial não é de ontem, pois faz muitos anos que já é dessa maneira. Mesmo esse cenário não ter mudado em anos, nem sempre os Estados Unidos foi uma superpotência.

A Alemanha é a quarta maior economia do mundo e é reconhecido como o país mais poderoso e influente da União Europeia.

O G7 é a abreviação de Grupo dos Sete, uma organização de líderes de algumas das maiores economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha a grande culpada da guerra e alvo das maiores sanções e de pagamentos de indenizações aos países vencedores.

A causa direta e imediata que levou ao início da Segunda Guerra Mundial foi o expansionismo da Alemanha Nazista.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados, após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição rompida no ano seguinte.