Como evitar bichinho na dispensa?

Perguntado por: tmendes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Calma, essas medidas vão te ajudar a resolver o problema:

  1. Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha.
  2. Ventilação é indispensável.
  3. Pacotes abertos precisam ser guardados corretamente.
  4. Se atente à data de validade e jogue fora os alimentos vencidos.
  5. Use repelentes naturais.
  6. Utilize um desumidificador de ar.

Por isso, a nossa sugestão é lavar o recipiente (antes de armazenar o arroz) com uma solução de 500 ml de água quente, 150 ml de vinagre branco e um pouco de detergente. Esfregue bastante tanto a parte de dentro quanto a de fora do pote para desinfetar bem.

O cheiro forte de folhas como o louro, ou então do cravo da índia servem muito bem como um repelente natural para esses insetos. Você pode fazer uma solução de água usando esses ingredientes e borrifar pelo armário, isso afastará os insetos pelo aroma forte e característico desses temperos.

Corte alguns limões ao meio, espete cravos-da-índia neles e espalhe pela casa. – Para se livrar dos mosquitos de banheiro, jogue água sanitário nos ralos. – Coloque vasos com citronela próximos a janelas e saídas de ar – o cheiro da planta é um repelente natural e, espalhado pelo ambiente, irá afastar insetos.

Utilize água fervente no local
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Use vinagre branco ou óleo de eucalipto na higienização da despensa. Depois de limpar bem as prateleiras, higienize-as com um líquido desagradável aos bichos da farinha. Você pode usar uma mistura de metade água e metade vinagre branco, ou ainda óleo de eucalipto (dilua-o em um pouco de água e borrife nas prateleiras).

Limpeza com vinagre
Após limpar sua casa, passe um pano úmido com vinagre nas superfícies da cozinha, principalmente próximos aos locais que mais aparecem insetos. Além disso, você pode ainda borrifar o vinagre nas frutas que ficam expostas na cozinha.

As larvas das mariposas de roupas são mais dissuadidas pelo cheiro de frutas cítricas (laranjas, tangerinas, toranjas, limões) e seus “primos distantes” citronela, cedro e tomilho, cravo, lavanda, menta e louro.

Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora. Colocar os alimentos, como o arroz, no congelador por 24 horas é o suficiente para acabar com o ciclo de vida dos carunchos. Deixar o alimento de molho na água e cozinhá-lo no dia seguinte também é uma opção efetiva.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

Apesar da aparência desagradável, consumir arroz infestado por carunchos não faz mal à saúde. - Não há perigo. Pode comer até cru. É só a aparência mesmo - afirma o médico Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Cravo-da-índia
Prepare saquinhos com cravos e espalhe nos lugares em que há livros e roupas com furinhos. Além de espantar a traça, os saquinhos vão manter outros bichinhos longe, como as formigas.

A Naftalina, de fórmula molecular C10H8, é um repelente natural que já foi vastamente utilizado por donas de casa em armários e gavetas. Traças e baratas são repelidas pelo vapor que esta substância exala, sendo assim, as roupas guardadas próximas à naftalina ficam protegidas do ataque destas pragas.

Evite o uso de naftalina dentro de gavetas e armários, principalmente de crianças. O cheiro da substância impregna nas roupas e pode ser difícil de remover. Prefira colocar as bolinhas em cima ou atrás do armário, mas sempre muito bem escondidas de crianças. O mesmo vale para armários de cozinha.

Crisântemo
O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural, essa substância repele, além dos mosquitos, outros insetos, como: baratas, percevejos, pulgas, carrapatos, besouros e moscas.

Lavanda, boldo, alecrim: o que essas plantas têm em comum são óleos essenciais acumulados em folhas, flores ou raízes”, explica a engenheira agrônoma Sophia Louise Karl Queiroz, do Ateliê SLK. “Os insetos não gostam e se afastam quando percebem esses aromas“.

6 plantas repelentes para afastar os insetos

  1. Citronela. Encabeçando nossa lista, a citronela é uma espécie muito famosa de planta para espantar pernilongo. ...
  2. Alecrim. Além de perfumado e delicioso, o alecrim também entra na lista de plantas repelentes. ...
  3. Alfazema. ...
  4. Manjericão. ...
  5. Arruda. ...
  6. Boldo.

Sua cabeça é amarelada e o corpo branco é carnudo e tem forma de C. Elas se alimentam de matéria orgânica por algumas semanas e então começam a se alimentar das raízes finas e vagens. Além de amendoim, a larva branca também ataca as raízes de cana, pimenta, sorgo, milho, guandu e milheto.

Esse tipo de parasitose geralmente ocorre com a penetração direta da larva na pele ou da deposição de ovos de moscas, que se transformam em larvas e podem viver e se reproduzir por um longo período até serem detectadas e removidas.

Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino e devorar seus tecidos, causando lesões e infecções. Portanto, quando uma mosca pousa na comida, ela pode estar procurando um local para continuar sua linhagem, e não apenas se alimentar.